25 JUL 2014
Palestra de encerramento motiva o acolhimento na educação

O último dia de Jornada Pedagógica reuniu todos os professores e equipe administrativa no Centro de Eventos do Instituto Marista Graças, em dois turnos: manhã e tarde. O evento iniciou com a apresentação do músico e compositor Daniel Uchoa, que encantou o público tocando harpa. Cego, índio Guarani, nascido no Paraguai, o jovem músico encanta a alma, pois, segundo ele – “A música é a poesia da alma.”

A secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, em seu discurso, agradeceu toda equipe que estava envolvida na organização da Jornada. “Ela disse que não bastam apenas os saberes científicos, mas trabalhar sim o lado humano e a convivência. “Não se pode fazer um novo começo, mas é possível fazer um novo fim. Temos que levar para o nosso aluno o nosso sentimento, impregnar de sentidos todos, isso é que vale a pena”, salienta Clarice.

O prefeito, Valdir Bonatto, disse que esta caminhada o deixa feliz e remete à esperança. “Tudo o que foi construído anteriormente nos permitiu chegarmos hoje até aqui. O professor emociona, encanta, mobiliza. Queremos isso nas salas de aula, por que o que nos movimenta são os sonhos, a esperança e os sentimentos. A razão só nos permite delinear o melhor caminho”, expressa. Bonatto encerra dizendo que é através da educação, da releitura do dia a dia, que se faz a mudança social.

Palestra motivadora

Durante os quatro dias de encontro, vários temas foram abordados, com ênfase em cada área: EJA, educação infantil, séries iniciais e finais. Mas o último tema envolveu a todos com a palestra da pedagoga empresarial e psicóloga Clarisse Leal – “Cabeça, Coração e Coragem, a alegria de ser e pertencer: o segredo de uma equipe produtiva e feliz”. Uma verdadeira injeção de ânimo aos professores e profissionais da Educação.

Clarisse revela o grande “segredo” da educação e da vida: acolher. “O professor e as pessoas têm que acolher e não excluir. Quando se acolhe, olha-se a situação como um todo, se está aberto. Mas não devemos tomar tudo para nós não, devemos compartilhar”, ensina. E encerra dizendo que as pessoas se protegem para não sofrer e sofrem por que se isolam. “Educar é expandir, é tirar de dentro e a inteligencia emocional é maximizar os recursos e minimizar os conflitos.”

Participação

O professor de eventos e projetos, José Antônio Marques, considerou o encontro muito enriquecedor. “Vi a necessidade de trabalharmos as emoções. Nos preocupamos muito com o intelectual e não o emocional. Temos que trabalhar o lado mais humano, por que a criança tem sua personalidade em formação”, ressalta.

O vice-diretor da EMEF Alberto Santos Dumont, Marcos Moraes, considerou o evento como ótimo. “É uma oportunidade para confraternizarmos e assistirmos a boas palestras.”

A professora das séries inicias, Taís Nascimento de Quadros, disse que a Jornada é a oportunidade de renovar os conhecimentos. “Faço parte do PACTO pela Educação, que também está abordando esses assuntos. Estamos ganhando uma injeção de ânimo para iniciarmos o segundo semestre com tudo”.

A diretora da EMEF Araçá, Tula Poloni, considerou o evento muito bom. “É o primeiro ano que participo da jornada de educação infantil e adorei. Tudo está maravilhoso: palestras, organização, informações e reflexões.”

O coordenador do transporte escolar, Sidnei Pires da Silva, que está participando da Jornada Administrativa, disse que o trabalho está sendo muito proveitoso. “Conhecimento nunca é demais. Estamos em contato direto com o público e é muito importante estarmos preparados para diversas situações”, destaca.

Confraternização e encerramento

Após a palestra, os professores confraternizaram num café e assistiram à encenação do grupo teatral Luz e Cena, com a peça Professor Cidadão, que retratou temas abordados durante os quatro dias de jornada.