Na tarde da última segunda-feira, dia 13, o gerente e supervisor de um posto de combustíveis de Viamão foram presos em flagrante pela Polícia Civil. O Procon Viamão recebeu diversas denúncias de consumidores que alegaram perceber uma quantidade menor de combustível recebido ao registrado na bomba.
O Procon Viamão levou as denúncias à Polícia Civil e provocou uma fiscalização em conjunto com a Delegacia do Consumidor (Decon), e Agência Nacional do Petróleo (ANP) para averiguar os equipamentos das bombas de combustível. Ao chegar no local foi constatado que dois bicos de abastecimento de combustíveis estavam sendo utilizados com irregularidades nos volumes dispensados por suas bombas medidoras. Após a constatação, o INMETRO foi até o local da fiscalização e retirou as bombas adulteradas para investigação pericial. O gerente e o supervisor do posto, localizado na ERS-040, foram levados até a Delegacia onde foi lavrada a prisão em flagrante.
Durante a ação, foi constatado que uma das bombas do estabelecimento apresentava erro de medição superior a quatro vezes o permitido, caracterizando prejuízo aos consumidores. O Procon Viamão alerta que o galão comum não é parâmetro para atestar os litros e sim o equipamento adequado do posto de combustível, que pode ser solicitado a qualquer momento por qualquer consumidor, a fim de averiguar se a aferição confere com a quantidade registrada pelas bombas.