A campanha de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) em meninas de 11 a 13 anos, conseguiu vacinar mais de 5 mil garotas no município de Viamão. Este número supera a meta estipulada pela Secretaria de Saúde. A meta era 80%, conseguimos vacinar 82% das meninas da cidade, este número é muito bom ressalta a coordenadora de imunização de Viamão Élida Larronda. A coordenadora afirma que as jovens que perderam o dia de vacinação em suas escolas ainda podem tomar a dose a vacinação segue até acabar o estoque, estamos em contato com as escolas, orientando e direcionando as meninas para as salas de vacinação referentes a cada escola.
Principal causador do câncer de colo de útero no país, o vírus é transmitido por contato direto com a pele ou mucosainfectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.
Cada adolescente deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Quem não tomou a primeira dose deve ir a sua escola, onde professores e diretores irão direcionar para salas de vacinação referente à mesma. A segunda dose da vacina será aplicada seis meses depois da primeira e a terceira deve ocorrer cinco anos depois. A segunda dose será dada nas Unidades Básicas de Saúde onde as adolescentes são referenciadas, no período de 1º a 12 de setembro.
A vacinação contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A imunização é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países.