De 7 a 11 de abril, diversas escolas municipais promovem a Semana Saúde na Escola com uma programação especial voltada para a saúde de seus alunos. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), realizado pelo Governo Federal em parceria com as secretarias municipais da Saúde e da Educação.
Essa atividade acontece em todo o Brasil e inaugura as ações do PSE de 2014. Este ano, a Semana abordará temas como, práticas corporais, atividades físicas e de lazer na perspectiva da cultura de paz e dos direitos humanos. As atividades serão trabalhadas nas escolas pelas equipes da Saúde e da Educação.
Conforme a secretaria municipal de Educação, Maria Clarice de Oliveira, a intenção é que a partir dessas ações as equipes de atenção básica e as equipes das escolas se aproximem e que a articulação ocorra de forma permanente. É importante que as ações de promoção e de prevenção aos agravos à saúde vão além do momento da mobilização e se tornem parte do cotidiano escolar ao longo do ano letivo, ressaltou a secretária.
Durante toda a semana serão realizados Teste de Acuidade Visual (exame primário para detecção da capacidade funcional da visão) e Avaliação Antropométrica (tomada de medidas de peso e estatura para identificação da situação nutricional). Além disso, acontecem diversas atividades que irão abordar temas como alimentação saudável, uso de drogas, bullying na escola, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. Os assuntos serão definidos de acordo com a faixa etária das crianças. As atividades ocorrem nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, Monte Alegre CAIC, Lauro Pereira Rodrigues, Luciana de Abreu, Ricardo Faicker Nunes, Valneri Antunes, Nossa Senhora da Conceição e Humberto de Alencar Castelo Branco.
Conforme a diretora da escola Castelo Branco, Suelen Porto, o objetivo do projeto é promover uma ação educativa que una diversos temas, como por exemplo, alimentação saudável e cultura da paz. Profissionais de diferentes áreas visitarão a nossa escola. Todos os alunos irão participar das atividades, desde os alunos do Jardim até o 9º ano. Para a vice-diretora, Andreza Batista, a idealização do projeto priorizou as questões que envolvem uma reflexão frente às problemáticas que são comuns dentro da comunidade escolar. As ações desenvolvidas na escola tem por finalidade enfrentar as vulnerabilidades que podem comprometer o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes, ressaltou.