A secretaria municipal de Educação de Viamão divulgou nesta terça, 18, dados sobre o desenvolvimento do município nesta área, no ano de 2013. A rede municipal de ensino atendeu no ano passado mais de 24 mil alunos sendo, desses, 2,5 mil na educação infantil, 12,5 mil nos anos iniciais, 8,5 mil nos anos finais e mais de 700 na educação de jovens e adultos.
A pasta busca sempre elaborar, implementar e gerir políticas públicas educativas que garantam o desenvolvimento físico, social, econômico, político e cultural de crianças, adolescentes, jovens e adultos como seres ao mesmo tempo únicos e plenos. A Secretaria apresentou alguns dados do que foi feito no ano de 2013:
Ø Planejamento da política educacional municipal
Regularização de portaria de nomeação do Conselho Municipal de Educação (CME), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e regularização e cadastro no sistema MEC/FNDE (fundo nacional da educação) do CAE (Centro de Apoio da Educação) e Fundeb.
Proposição da criação do Sistema Municipal de Ensino ao CME.Apresentação da proposta para os Conselhos da secretaria municipal da Educação (SME) e Fórum Permanente da Educação.
Criado o Fórum Permanente da Educação e realizada a 1ª Conae municipal (Conferência Nacional de Educação).
Diagnóstico da rede, estudo e reestruturação curricular da educação Infantil e ensino fundamental de nove anos, regimento escolar.
Realização do novo processo de escolha do gestor escolar com a participação da comunidade formação e plano de gestão.
Criação de 22 salas com recursos multifuncionais, abrangendo alunos de 40 escolas da rede, 02 laboratórios de aprendizagem para alunos com dificuldades, nomeação de 87 professores e realinhamento das áreas de atuação destes. Garantido o pagamento do piso salarial do magistério, com o acréscimo de mais 20% em horas/atividades para planejamento. Foram contratadas 115 serventes e desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras como o projeto Escolas Rurais Conectadas.
Reformadas, ampliadas e construídas quatro novas escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Apolinário, Pasqualini, Faicker Nunes e Araçá.
Liberados os recursos para alimentação escolar mediante representação ao Ministério Público, além da contratação de técnicos de nível superior: três nutricionistas e um contador para o setor de Compras. 36 merendeiras também foram contratadas.
Gestão do transporte escolar. Atualmente são 20 rotas e percorridos mais de 3 mil km/dia para atendimento de 17 escolas e mais de 1500 alunos. Os serviços de manutenção nos veículos estão mais rápidos e com redução de custos, assim como no abastecimento dos mesmos. Foram recuperados veículos, ônibus e um caminhão pipa. Regularização de quatro veículos que estavam sem licenciamento e realizada a aquisição de um veículo novo.
Ø Plano de formação continua
Formação de 180 professores em Gestão da Qualidade da Educação em parceria com o Sesi.
Foram treinados 28 professores de português e 28 de matemática, 40 professores curso procedimentos pedagógicos para diversidade, 40 professores em Artes e dois com especialização em Educação Especial.
60 merendeiras fizeram o curso Cozinha Brasil.
Dentro do programa Mulheres Mil, foram abertas 100 vagas para mulheres em vulnerabilidade e formadas 89 em auxiliar de confeitaria.
Ø Programas
34 escolas participam, atualmente, do programa Mais Educação, com atividades em tempo integral.
07 escolas participam do programa Escola Acessível e a prefeitura já recebeu recursos para mais 17.
Três escolas, atualmente, participam do programa Escolas Sustentáveis: Apolinário, José de Oliveira Ramos e Celina. Antes nenhuma participava.
Escolas do campo: 02 executadas e mais 12 previstas.
No programa Pacto pela Alfabetização, Viamão aderiu na 1ª edição, sendo destaque em âmbito estadual.
Proinfância: adesão e habilitação do município para 17 escolas de Ensino Infantil, sendo 14 aprovadas.
Foram cobertas seis quadras escolares e outras duas com banheiros e vestiários.
Até 2012, Viamão não participava do Programa Educacional de Resistência às Drogas e á Violência nas escolas municipais. Hoje são seis as participantes.
Também o município não tinha escolas participantes do programa Escola Aberta. Hoje são 10 que têm atividades entre escolas e a comunidade.
Ø Atividades integradas
Diversas atividades também foram desenvolvidas pela secretaria municipal da Educação, como a 1° Feira Literária das Escolas da Região de Itapuã; a 1ª Feira de Ciências das Escolas de Itapuã; a 1ª Conferência Municipal Infanto-juvenil de Meio Ambiente; a Semana de Combate de Violência de Trânsito, a 1ª Semana de Capoeira; o Encontro de Bandas das Escolas Municipais; a 10ª Feira Literária e, dentro da programação do Cidade Natal, apresentações de bandas municipais.
Secretária Municipal da Educação Maria Clarice de Oliveira