Segue em ritmo acelerado a campanha de vacinação contra o papiloma vírus humana (HPV) em meninas de 11 a 13 anos. A campanha está sendo realizada desde o dia 10 de março em todas as escolas do município de Viamão e se estende até 10 de abril, o horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h30.
Principal causador do câncer de colo de útero no país, o vírus é transmitido por contato direto com a pele ou mucosainfectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.
Cada adolescente deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. A primeira dose da vacina acontece no período de 10 de março a 11 de abril. A segunda dose da vacina será aplicada seis meses depois da primeira e a terceira deve ocorrer cinco anos depois. A segunda dose será dada nas Unidades Básicas de Saúde onde as adolescentes são referenciadas no período de 1º a 12 de setembro.
De acordo com a coordenadora de imunização do município de Viamão, Élida Larronda, o resultado até o momento é excelente em pouco mais de nove dias de campanha já foram vacinas em torno de duas mil meninas, estamos com 15 profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem trabalhando de segunda a sexta nas escolas, o nosso objetivo é vacinar mais de seis mil garotas.
A vacinação contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A imunização é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países.
Em Viamão a campanha de conscientização vem acontecendo há pelo menos 20 dias, quando professores e equipe diretiva das escolas conversaram com pais e alunos a respeito da importância da imunização. A vacina deve ser aplicada somente com a autorização dos responsáveis. Esse é um ponto importante, ressalta a coordenadora alguns pais não estão deixando as meninas fazerem a vacina por falta de informação. É importante ressaltar que a vacinação é uma forma preventiva de evitar a doença, estamos trabalhando forte nas informações repassadas para conscientizar aos pais da importância dessa campanha.