Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a UTV - União Tradicionalista Viamonense -, vai realizar a 13ª Cavalgada Feminina Viamonense, no domingo, 9 de março. Essa é a 10ª cavalgada Cabo Toco, com premiação para a mulher destaque.
A cavalgada inicia com um café campeiro, às 8 horas, e a saída acontece às 9 horas, na Chácara do Café (RS 040 parada 76, Estrada da Pimenta, Beco do Estreito, s/n), com um percurso de 16Km até o PQT Vertente da Várzea (Estrada da Pimenta), onde haverá almoço cortesia para as mulheres que participaram. Para os homens à cavalo será cobrado um valor de R$ 15,00 e, para acompanhantes, R$ 20,00 pelo almoço.
Mais informações através do telefone (51) 980343034, com a Diretora Campeira da UTV, Rosa Malta.
HISTÓRIA DA CAVALGADA FEMININA VIAMONENSE
A primeira Cavalgada Feminina Viamonense aconteceu em 2011, autorizada pela então presidente da UTV, Eliette Miranda, e organizada por Jorge Gomes, com a participação de cinco mulheres. A saída aconteceu do Monumento das Trincheiras, na Lomba do Tarumã, e foi até o Piquete Garrão de Potro.
Em 2015, foi criada uma nomenclatura para a cavalgada que, após algumas pesquisas, decidiu-se pelo nome “Cabo Toco”, inspirado no apelido de Dona Olmira Leal de Oliveira, acontecendo, então, a Primeira Cavalgada Feminina de Viamão Cabo Toco. Nesse mesmo período, teve início a entrega do troféu Cabo Toco, à mulher que teve destaque durante o respectivo ano, no lombo do cavalo, que fica com o troféu até a próxima edição.