A partir do dia 10 de março, a vacina contra o principal causador do câncer do colo de útero no país será aplicada em meninas de 11 a 13 anos, em todas as escolas do município.
Na segunda-feira, 10, iniciou a campanha de vacinação contra o papiloma vírus humano, o HPV, principal causador do câncer do colo de útero no país. Todas as meninas de 11 a 13 anos devem ser vacinadas. Cada adolescente deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. A primeira dose da vacina acontece em algumas escolas do município (municipais, estaduais e particulares), no período de 10 de março a 11 de abril - veja abaixo. A segunda dose da vacina será aplicada seis meses depois da primeira e a terceira deve ocorrer cinco anos depois. A segunda dose será dada nas Unidades Básicas de Saúde onde as adolescentes são referenciadas no período de 1º a 12 de setembro.
A vacinação contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A imunização é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países.
Em Viamão, a campanha de conscientização vem acontecendo há pelo menos duas semanas, quando professores e equipe diretiva das escolas conversaram com pais e alunos a respeito da importância da imunização. No sábado, dia 8, em todas as escolas do municípios, também ocorreram ações de alerta às famílias e jovens. Conforme a secretária municipal de Saúde, Sandra Sperotto, a meta do município é vacinar, no mínimo, 80% do público-alvo. Ela destaca também que as equipes de Saúde composta por técnicos em enfermagem e enfermeiros estão sendo capacitadas para realizarem o trabalho. Ao todo, serão 50 pessoas envolvidas.
A SMS montou um calendário de imunização nas escolas e todos os pais e alunos já foram informados sobre o dia e hora da vacinação. A vacina deve ser aplicada somente com a autorização dos responsáveis. Alexandro dos Santos Rodrigues considera importante a imunização, por esta razão fez questão de acompanhar a filha Milene Ferreira Alves até a escola Estadual Ayrton Senna da Silva, onde a menina recebeu a imunização. A vacinação de Milene foi acompanhada pelo pai, pela diretora da escola, Naiara Nunes Cardoso e pela Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Sperotto.
Confira no quadro abaixo, as escolas que receberão as equipes de vacinação no período de 10 a 14 de março:
|