A Prefeitura Municipal de Viamão informa à população que o prefeito, Rafael Bortoletti, juntamente da secretária da Saúde, Michele Galvão, assinou o Decreto nº 115/2025, que declara situação de emergência em saúde pública no município em razão da epidemia de dengue.
A medida foi adotada em razão do aumento significativo de casos de dengue registrados nas últimas semanas, com objetivo de agilizar ações de enfrentamento, controle e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, garantindo mais rapidez na mobilização de recursos, contratação de serviços e implementação de medidas emergenciais.
O Decreto permite à administração municipal adotar medidas excepcionais para proteger a saúde e a segurança da população. Foi solicitado também, auxílio do exército brasileiro, tanto com hospital de campanha, quanto com força tarefa na limpeza de casas e ruas.
A Prefeitura reforça o apelo para que toda a comunidade colabore na eliminação de focos do mosquito, fazendo o descarte correto do lixo, mantendo pátios, terrenos e espaços públicos limpos, sem água parada, e seguindo as orientações das equipes de saúde. A situação exige união e responsabilidade coletiva, com todas as forças unidas, iremos vencer essa doença.