Na tarde desta quarta-feira (12), a Prefeitura de Viamão entregou uma ambulância para o SAMU e duas vans para o transporte social de pacientes para a Secretaria da Saúde. A ambulância padrão SAMU foi adquirida com recursos do governo Federal, com o objetivo de renovação de frota. As duas vans adaptadas para transporte sanitário, com capacidade para 10 passageiros, foram adquiridas através duas emendas parlamentares dos deputados Estadual Professor Bonatto (R$ 400.000,00) e Dr. Thiago (R$ 100.000,00).
De acordo com a secretária de Saúde, Michele Galvão, cada van do transporte sanitário carrega mais de 300 pessoas por mês, rodando cerca de 5 mil km/mês, para levar as pessoas até aos seus tratamentos de saúde. A nova ambulância irá substituir uma antiga, que já rodou mais de 300 mil quilômetros por Viamão. Lembrando que a ambulância do SAMU-192 opera 24 horas em todo o município.
“Esses veículos são de extrema importância para a Saúde do município, pois garantem que os pacientes sejam levados até suas consultas com mais conforto e segurança. Com essas três novas aquisições, a rede de saúde de Viamão será ainda mais qualificada, permitindo um atendimento mais ágil e de qualidade”, destaca Milchele.
Para o prefeito, Rafael Bortoletti, é entregando melhorias para a população que a cidade avança. “E hoje foi mais um dia de conquistas para os viamonenses! A união de forças para a que a gente consiga melhorar a vida das pessoas, melhorando a qualidade de vida e salvando vidas sempre que tivermos condições.”
Bortoletti afirma que é neste ritmo será o trabalho da Prefeitura daqui pra frente. “Em 42 dias de trabalho, já conseguimos fazer entregas. Isso é sinal de trabalho, de parceria e de união para uma cidade melhor. Que essas ambulâncias sejam abençoadas por Deus!”
Estavam presentes na cerimônia, comemorando a conquista, o deputado Estadual Professor Bonatto e o vice-prefeito e secretário de Obras e Serviços Públicos, Maninho Fauri.
Saiba mais:
– Transporte Sanitário: é um serviço custeado pelo município de Viamão e visa atender às necessidades de deslocamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para realização de consultas e procedimentos de caráter eletivos, sendo fixos ou eventuais, e que não necessitam de acompanhamento de profissional da saúde, tão pouco de transporte em decúbito horizontal.
– SAMU-192: é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e faz parte da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de Atendimento às Urgências. Seu principal objetivo é oferecer atendimento pré-hospitalar rápido e eficiente, reduzindo complicações e sequelas, em casos graves.