Nesta sexta-feira, dia 03, pela manhã, o prefeito municipal Rafael Bortoletti se reuniu com a empresa Brisa para encaminhamento de soluções para o serviço de coleta do lixo em Viamão. A empresa foi contratada emergencialmente e iniciou a operação em 19 de dezembro de 2024.
“Estamos recebendo um passivo de quase seis meses de falta de coleta regular de lixo domiciliar. Para se ter um exemplo, hoje, a produção de um dia de coleta está equivalente a quantidade de uma semana. Desta forma, o caminhão que fazia uma rota de três bairros, não consegue cumprir esse trajeto, pois precisa voltar ao aterro para descarregar, devido à quantidade de lixo que já lotou a caçamba. Baseado nisso, solicitamos a presença do engenheiro logístico da empresa para remodelar as rotas, a fim de que tenhamos um plano emergencial nesse período, até normalizar a quantidade de coleta do lixo domiciliar”, explica Bortoletti.
O prefeito ressalta que a empresa se comprometeu a comprar mais quatro caminhões para qualificar a coleta. Os veículos devem chegar em Viamão nos próximos 10 dias. “Hoje, disponibilizei três caminhões da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) para fazer a coleta em pontos mais frágeis da nossa cidade. Vou acompanhar essa situação diariamente e, se for necessário, vamos colocar mais caminhões para coletar lixo. Peço um pouco mais de paciência para colocar em dia a coleta o mais rápido possível, pois não vou medir esforços para solucionar esta situação”, encerra Bortoletti.
A partir de segunda-feira, dia 6, o cronograma da coleta de lixo será divulgado, diariamente, para que as pessoas tenham segurança de que, naquele dia, naquele horário, o caminhão da coleta vai passar nos bairros mencionados.