A requalificação dos serviços do Hospital Viamão segue avançando, após a compra da instituição pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado. Desde agosto, o Instituto Maria Schmitt-IMAS vem fazendo a gestão do Hospital, retomando serviços importantes como traumatologia e maternidade.
Na última semana, o Hospital Viamão realizou uma cirurgia inédita nos seus 77 anos de história: “artrodese de coluna tóraco-lombar em quatro níveis” pelo SUS, proporcionando saúde e qualidade de vida à paciente Claudete de Oliveira Côrrea, 79 anos. Moradora de Viamão, Claudete deu entrada na emergência do Hospital após sofrer um acidente de carro, quando teve fratura de níveis da coluna.
A cirurgia teve duração de quatro horas e foi comandada pelos médicos neurocirurgiões Dr. Jose Cerqueira, Dr João Pedro Gallina e o anestesista Dr Edmar Cardoso Barbosa Junior, com o apoio da equipe da coordenadora de enfermagem do bloco cirúrgico enfermeira Giovana Rodrigues. O procedimento foi realizado com sucesso, e a paciente recebeu alta hospitalar, nesta segunda-feira, dia 18.
De acordo com o Dr. José Cerqueira, a paciente apresentou fratura da décima segunda vértebra dorsal (torácica) e com risco de paralisia dos membros inferiores por compressão medular, devido a fragmento penetrante do canal vertebral neste nível. “A cirurgia foi realizada pelo SUS e contou com equipamentos de alta tecnologia, próprios do hospital, e que são necessários para este tipo de procedimento de alta complexidade”, relatou Dr. Cerqueira que também atua no Hospital Pilar de Curitiba, o único do estado do Paraná com cirurgia robótica.
Para a diretora Administrativa Assistencial do Hospital Viamão, Nívea Dias do Canto Teixeira, a realização desta intervenção cirúrgica foi um grande avanço tecnológico para o hospital. “Nossa equipe multiprofissional não mediu esforços para que esta cirurgia obtivesse sucesso, visto ser a primeira desta natureza no Hospital Viamão. Estamos muito felizes e satisfeitos com o êxito do procedimento e já vislumbramos novas conquistas em prol da saúde dos viamonenses”, enfatizou a diretora.
Reaberto desde setembro, o serviço de urgência e emergência em ortopedia e traumatologia vem realizando em média 640 consultas e 110 cirurgias eletivas por mês. Uma demanda reprimida que vem salvando vidas e reduzindo a fila por quem aguarda por um procedimento.