O convite aconteceu na manhã de hoje, dia 5 de julho, pelo prefeito Nilton Magalhães, na presença do Patrono da 17ª Feira Literária, jornalista José Barrionuevo. O escritor Alcy Cheuiche disse estar muito honrado com o convite e aceitou ser o Patrono da 18ª Feira Literária de Viamão, prevista para acontecer entre os dias 20 e 28 de setembro de 2024, na Praça Cônego Bernardo Machado, em frente à Igreja Matriz, no Centro.
Alcy Cheuiche é escritor, romancista, cronista, poeta, tradutor e sócio fundador da Associação Gaúcha de Escritores, sendo também membro da Academia Rio-Grandense de Letras. Ele é autor de um dos primeiros romances ecológicos do Brasil, a obra intitulada de “O Mestiço de São Borja”, publicado em 1980. Atualmente está escrevendo a obra "Viamão, a Trincheira Farroupilha".
Gaúcho, natural de Pelotas, é formado pela UFRGS em Veterinária. Após se formar em primeiro lugar na turma, ele então faz pós-graduação na França e na Alemanha. Enquanto esteve na Europa, Cheuiche mantinha uma coluna no jornal “Correio do Povo”, em de Porto Alegre, a qual fora chamada de “Cartas de Paris”.
Cheuiche participou da última Feira Literária de Viamão, como palestrante sobre o tema “A Guerra dos Farrapos”.