A Prefeitura de Viamão realizou o 1º Seminário de Educação Fiscal no Auditório da Secretaria de Educação, no 2º andar do Complexo Ana Jobim, na última terça-feira, dia 30 de abril. A Educação Fiscal é desenvolvida no município pela Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria da Fazenda, e tem por objetivo ensinar as crianças desde pequenas, a terem consciência sobre os tributos dos produtos e para que servem.
Durante o Seminário, foram apresentadas as boas práticas das escolas participantes do Programa de Educação Fiscal em 2023. Os estudantes do 2º ano da EMEF Brasília encenaram uma peça teatral baseada na obra literária "O jardim dos tributos", de Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte. A apresentação encantou a plateia, que se viu imersa na narrativa envolvente e nas performances cativantes dos pequenos talentosos.
“Reafirmamos a importância da educação fiscal como um instrumento essencial para o progresso de uma sociedade justa, transparente e participativa. As reflexões e aprendizados compartilhados durante o seminário certamente terão impacto nas escolas, instituições e na vida de cada cidadão”, ressalta a secretária da Fazenda, Raquel Charão.
O secretário de Educação, Elton Ferreira, almeja que as ideias discutidas inspirem a implementação de novas práticas e projetos nas escolas. “Queremos ampliar o entendimento sobre o tema e motivar outras escolas a se inserirem na proposta de conscientização fiscal.”
O evento contou com a participação dos palestrantes: o Auditor Fiscal da Receita Estadual, João Carlos Loebens, que trouxe o tema "A Importância dos Tributos no Convívio Social"; o engenheiro e Técnico Tributário da Receita Estadual, Marcos Vinicius Eto, abordou o "Programa de Integração Tributária - PIT e Boas Práticas em Educação Fiscal"; e a contadora Maria Carine dos Reis Scheuermann, que falou sobre "Educação Fiscal/Projetos nas Escolas”.
Além das palestras enriquecedoras, o seminário proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer a história do Programa de Educação Fiscal no município, ouvir relatos inspiradores das escolas participantes e conhecer o Mascote do Programa.