26 MAI 2024
MEIO AMBIENTE
NOTA OFICIAL SOBRE ABRIGO DE ANIMAIS NO ANTIGO “PARQUE DO SINDICATO RURAL” – PREFEITURA VAI ASSUMIR A GESTÃO DO ABRIGO NA SEGUNDA-FEIRA
A Prefeitura de Viamão vem por meio desta Nota Oficial, se manifestar sobre o Abrigo de Animais instalado na área do antigo “Parque de Eventos do Sindicato Rural”, futuras instalações do Parque do Agronegócio.

1 – A área foi ocupada de forma irregular pela voluntária, sem qualquer comunicação à Prefeitura Municipal de Viamão.
2 - Em que pese a boa intenção dos voluntários, não podemos fomentar qualquer tipo de tornar aquele espaço em abrigo permanente, incluindo pedido de PIX para construção dentro de uma área pública. Reiteramos o nosso respeito pela boa intenção da iniciativa, porém não há legalidade nesse tipo de ação.
3 – Resguardando o bem-estar e o direito dos animais resgatados, a Prefeitura de Viamão vai assumir a gestão e controle do espaço, com toda a estrutura de alimentação e cuidados veterinários, a partir da segunda-feira, dia 27 de maio.
4 – A presença da Guarda Municipal no local, durante todo o fim de semana, terá caráter de orientação para que não sejam abrigados mais animais.
5 - A Prefeitura de Viamão já está em contato com o Governo do Estado, MP e Polícia Civil, mantendo todos os órgãos informados da situação.

Desde o começo das enchentes, Viamão se tornou um espaço de acolhimento e abrigo tanto para as pessoas, quanto para seus animais de estimação. Seja nos abrigos oficiais e voluntários ou na casa dos viamonenses, moradores das cidades vizinhas estão recebendo todo o carinho e cuidado da nossa comunidade, bem como o amparo da Prefeitura de forma organizada. Continuaremos agindo assim, para que essa situação seja resolvida e que esses animais reencontrem seus tutores ou sejam adotados por novas famílias.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024