Dia 8 de março, as oficinas de teatro serão retomadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Esporte (SMCE). O projeto teve início no ano passado com a formação em interpretação teatral para iniciantes, em turma de 20 alunos.
A novidade é que nesse ano o projeto terá dois módulos - Módulo I (indicado para pessoas iniciantes/sem experiência) e Módulo II (alunos e artistas que iniciaram em 2013). O primeiro nível terá duração de 3 meses, já a oficina intermediária terá o seu término previsto em setembro - duração de 6 meses. Foram 20 vagas disponibilizadas para cada módulo e todas já estão preenchidas.
As aulas são gratuitas e acontecerão sempre aos sábados, no Ginásio de Cultura. Durante as oficinas de teatro serão trabalhados exercícios de técnica vocal, improvisação, memorização, expressão corporal, dicção, presença e marcação cênica, linguajar técnico teatral, entre outros. As aulas serão ministradas pelo ator, produtor, diretor teatral e também funcionário da SMCE, Igor Ramos.
Saiba mais sobre o projeto
Conforme Igor Ramos, os participantes da oficina de 2013 tiveram a oportunidade de compor personagens através de uma esquete "Meu doce namorado - uma farsa em um ato, apresentada no mês de dezembro, na cerimônia de encerramento do 1º Festival Viamonense de Teatro Estudantil.
A expectativa é que estes mesmos alunos - agora participando do módulo intermediário e utilizando técnicas mais avançadas do conhecimento teatral - possam fazer a montagem de um espetáculo maior e mais elaborado. Considerando que neste ano teremos mais tempo de aula e uma maior harmonia cênica entre os integrantes do grupo, será possível fazer uma melhor produção", destacou Ramos. O espetáculo será apresentado ao término da oficina, ainda sem data definida.
Entre os projetos futuros Igor prevê para 2015, a criação de uma oficina módulo avançado com duração de 8 meses.
Apresentação da esquete "Meu doce namorado". Montagem realizada em 2013, pelos alunos da primeira edição do projeto Oficinas de Teatro