A Secretaria Municipal de Gestão e Relações Institucionais vem realizando um trabalho de conscientização junto aos empresários do Centro e indústrias do município. A conscientização consiste no descarte correto do lixo seco, acondicionamento e recolhimento. Com isso, de acordo com a diretora-geral de Gestão e Relações Institucionais, Liliani Cafruni, o montante coletado subiu de 300 quilos por dia para 2 toneladas ao dia. Estamos com dois caminhões de coleta do lixo seco. Iniciamos um acordo com empresas de grande porte, geradoras de muitos resídios recicláveis, que já faziam esta separação dos lixos dentro de seus empreendimentos. O resultado está sendo muito satisfatório, tanto para os empresários, que tem dia e hora para depositar os seus resíduos secos, e para o município, que está organizando o sistema, explica.
Todo lixo seco recolhido por uma empresa terceirizada da Prefeitura é destinado à Associação de Catadores de Viamão, localizada no bairro Estalagem. Hoje a associação possui 42 cooperados e trabalham diretamente com a triagem 12 pessoas. Em dezembro eram somente cinco e temos a expectativa de chegarmos em março a 20 pessoas envolvidas com o processo de triagem, separação e destino, acrescenta Liliani. De acordo com a diretora-geral, todos os catadores do município devem ser cadastrados nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) para que também possam fazer parte do processo. Os ganhos já chegaram a alcançar o valor de um salário mínimo. A expectativa é que o material arrecadado aumente para quatro toneladas por dia a partir de março, o que demandará mais mão de obra e aumentará o valor da renda, projeta Liliani.
Já estão inseridas nesta parceria o Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão, Fazenda Pedagógica Quinta de Estância, Parque das Águas, Bread's, Trivialy, Silva Santos, Empresa de Transporte Coletivo Viamão e Quartzolit/Weber. Com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, autorizado pelo Conselho Viamonense de Meio Ambiente, foram adquiridas duas prensas para enfardamento, uma empilhadeira, uma balança eletrônica e uma picotadeira de papel.
A Associação dos Catadores de Viamão ressalta que para fazer parte do processo, também há a preocupação com a questão social e o catador deve fazer seu cadastro junto ao Cras mais próximo da sua casa. Com o trabalho em andamento, a Prefeitura já conseguiu cadastrar cerca de 200 famílias que dependem do lixo reciclável.
Além da coleta aos locais pré estabelecidos, também há pontos de entrega voluntária (contêineres amarelo) em todas as escolas municipais e estaduais, nas unidades de saúde do município e na região central. Está sendo projetado que a coleta de lixo seco também atue na Santa Isabel até o final do primeiro semestre e, posteriormente, alcance toda zona urbana do município.