Momento histórico!. Foi este o termo mais utilizado nos discursos feitos pelas autoridades presentes na cerimônia de assinatura do contrato entre a prefeitura e a Federação Equatoriana de Futebol FEF no início da tarde da quarta-feira, 15, no Vila Ventura Hotel, local escolhido pela seleção La Tri para fazer sua preparação para a Copa do Mundo.
Samuel da Silveira, diretor do resort agradeceu a escolha do hotel e da cidade de Viamão para ser a casa do Equador antes e durante a competição, já respiramos Equador aqui, já vestimos o amarelo, e o que temos a oferecer, além de nossa estrutura, é muito amor e carinho para com os equatorianos, disse o diretor do Vila Ventura.
Já o treinador equatoriano á o treinador equatoriano, Reinaldo Rueda, em sua rápida fala agradeceu o acolhimento e elogio a estrutura do centro de treinamentos escolhido.
Reconhecendo os esforços feitos por todos envolvidos para a vinda da seleção equatoriana para Viamão, o presidente da FEF, Luis Chiriboga Acosta, disse que o Equador estará na melhor sede do Brasil, visitamos muitas cidades, muitos centros de treinamentos, e por recomendação do técnico Rueda, decidiu-se por Viamão e pelo Vila Ventura, e hoje, conhecendo pessoalmente o local vejo que fizemos a escolha correta, e queremos retribuir fazendo uma grande participação no Campeonato Mundial, ressaltou o presidente.
Para o Cônsul do Equador no estado, Fernando Quintana, a vinda da La Tri para Viamão trará muitos benefícios para todos, a Federação Equatoriana virá para Viamão com o seu melhor trabalho, e depois da Copa um legado ficará para a cidade, para o estado e para o Brasil. Esta ligação entre Equador e Viamão vai nos proporcionar diversos intercâmbios, cultural, comercial e tantos outros, tudo em busca do bem estar de nossos povos, finalizou Quintana.
Em seu discurso, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, destacou que o prefeito Valdir Bonatto representa neste momento todos os prefeitos do Rio Grande do Sul, e coloca Viamão no protagonismo de receber esta importante delegação, e que toda a região deve se beneficiar deste feito, seja com obras, desenvolvimento do turismo entre tantos outros benefícios.
O prefeito Valdir Bonatto aproveitou o momento para agradecer, estamos todos aqui vivenciando um momento ímpar para o município de Viamão, e quero agradecer e parabenizar o Samuel (diretor do Vila Ventura), que sonhou, acreditou e não mediu esforços para que uma seleção viesse para Viamão. Quero agradecer também as entidades municipais apoiadores deste projeto, que deixa de ser apenas um projeto e torna-se real, OAB, CDL, Sindilojas, Sindicato Rural e ACIVI. O ano de 2013 foi de muito trabalho, juntamente com meu vice, André Pacheco, preparamos a cidade para o desenvolvimento, e agora é chegada a hora de mostrarmos para o estado, o Brasil e o mundo todas as possibilidades e potencialidades do nosso município, e este momento é determinante, e o Equador vem proporcionar que Viamão esteja na vitrine mundial, que é uma Copa do Mundo, e podem ter certeza que a cidade torcerá pelo Brasil e pelo Equador, disse o prefeito, e ainda brincou, desde que na final não ganhe do Brasil.
Estiveram presentes na cerimônia também o deputado federal e membro gestor da copa, Danrlei de Deus e o secretário estadual de Esporte e Lazer, Ricardo Petersen, que representou o governador em exercício.
A seleção equatoriana deve desembarcar em Viamão entre os dias 8 e 9 junho, antes disse disputará quatro amistosos, no dia 5 de março, com adversário a definir, no dia 17 de maio em Amsterdã, contra a seleção holandesa, no dia 31 de maio, em Dallas, contra o México e no dia 4 de junho em Miami o jogo é com a seleção inglesa.
Durante a estadia em Viamão, a La Tri tem acertado com a prefeitura a disputa de uma partida amistosa, que segundo o presidente da FEF, deverá acontecer no dia 17 de junho, em local e adversário a definir.