04 AGO 2023
VIAMÃO REALIZA CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com o apoio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), realizou a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Viamão durante o dia de hoje (4/08), no Novo Lar. Gesner Lobato, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), ressalta que o CMAS tem um papel fundamental no processo. “Juntos, vamos encontrar soluções inovadoras e eficazes para os desafios enfrentados pelas comunidades mais vulneráveis.”

O secretário de Cidadania e Assistência Social, Carlos Pires, fala que mais de 90% dos recursos para o SUAS vem do município. “Buscamos contemplar as realidades dos territórios a partir do SUAS que temos e do SUAS que queremos construir. Os delegados escolhidos hoje aqui levarão as propostas de Viamão para a Estadual.”

Para o secretário Geral de Governo, Rafael Bortoletti, o desafio aumentou depois da pandemia e da enchente que assolou o município. “Passamos a enxergar a realidade das pessoas e percebemos que a maior pobreza da cidade mudou de lugar. Reativamos o Prefeitura Perto de Você (PPV) para ir aos bairros mais necessitados da cidade, como Valença e Santo Onofre, levando serviços às famílias.”

O prefeito, Engenheiro Nilton Magalhães, fala que se emociona com o Hino Nacional e em especial com uma estrofe: ‘Verás que um filho teu não foge à luta’. “O governo municipal está dando a sua parcela para a construção de uma nação maior. Infelizmente, Viamão tem uma origem pobre, de êxodo rural. Para cada três pessoas que aperto a mão, uma é pobre e a outra é extremamente pobre. Sonho que essa proporção seja de uma a cada 10 pessoas. Sonho que ninguém passe fome ou passe frio. Estamos identificando as nossas carências e lutando para sermos uma cidade melhor”, enfatiza Magalhães.

Pela manhã houve a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência, a palestra “Análise da conjuntura política da Assistência Social: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” e a divisão dos grupos por eixos temáticos. À tarde os grupos trabalharam sobre os eixos escolhidos, fizeram a votação da plenária final e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social. Os eixos trabalhados foram: financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços, programas e projetos; e, benefício e transferência de renda.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024