O processo de desinstitucionalização dos pacientes do Hospital Colônia de Itapuã (HCI) teve mais um capítulo feliz nesta sexta-feira, dia 21. A Prefeitura de Viamão inaugurou o Serviço Residencial Terapêutico Casa das Palmeiras, um espaço de mais de 400m² que vai receber 12 pacientes do HCI.
“É uma alegria enorme poder entregar esse espaço de 1.000m², com toda a estrutura de atendimento e assistência, além de muita qualidade de vida para essas pessoas. Mesmo com um enfrentamento difícil, nunca deixamos de pensar e olhar para cada uma daquelas vidas que estavam dentro do HCI. O SRT Casa das Palmeiras, assim como o SRT Solar, é o marco de uma nova vida com mais dignidade e respeito para essas pessoas”, diz a secretária municipal de Saúde, enfermeira Michele Galvão.
Com o novo SRT, já são 21 os pacientes do HCI com uma nova moradia: “Quando o prefeito Bonatto assinou, ainda em 2022, o convênio para a desinstucionalização, sabíamos dos desafios e da responsabilidade com essas vidas. Não medimos esforços para termos os melhores espaços, com todo o conforto e cuidado que eles merecem”, relata o secretário-geral de Governo, Rafael Bortoletti.
PREMIAÇÃO – No último dia 18 de julho, o projeto de desinstitucionalização ganhou o 2º Prêmio Conasems & FIOCRUZ, na Região Sul. O trabalho viamonense estava entre as 535 experiências de todo Brasil, selecionadas para concorrer aos prêmios. “O Serviço Residencial Terapêutico Solar foi inaugurado em outubro de 2022, sendo o primeiro acolher pacientes do Hospital Colônia Itapuã. Agora, estamos inaugurando o SRT Casa das Palmeiras, que vai abrigar mais 12 pessoas. O SRT Morada Itapuã está em construção e, gradativamente, todos terão sua casa com dignidade e respeito”, resume a supervisora da Saúde Mental, Vanessa Bettiol.