10 MAI 2023
APÓS REUNIÃO COM ESTADO E PREFEITURA, HOSPITAL GARANTE QUE NÃO VAI FECHAR
A situação do Hospital de Viamão foi tema de uma reunião, nesta terça (09), entre a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, o deputado estadual Professor Bonatto e o prefeito de Viamão, Nilton Magalhães.

Em dificuldades financeiras, o hospital suspendeu em março o atendimento de traumato-ortopedia. A reunião foi mais um passo na discussão sobre como manter o atendimento à população nos serviços que ainda são oferecidos.

O deputado Bonatto lembrou da importância para o município do hospital, gerido pela Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), gestora do hospital. “É um hospital de porta aberta e que tem suas limitações com o agravamento do custo da saúde, que gera uma preocupação da população”, ressaltou.

Já o presidente da FUC, Marne Gomes, garantiu que o hospital continuará funcionando. “O Hospital de Viamão é o nosso hospital com o melhor serviço e o mais bem administrado, seja pela receita, número de funcionários ou gastos”. “A nossa pretensão é manter o hospital e fazer o possível para não ter o déficit que vem apresentando e, se possível, ampliar os serviços”.

“Todos os serviços contratualizados pelo Estado têm o mesmo valor, com Teto Mac e Programa Assistir”, ponderou a secretária da Saúde. Arita Bergmann lembrou que o Estado paga por serviços. “Nosso papel é garantir acesso, mas nem sempre é possível no território. Não existe um financiamento de serviços diferenciado para um hospital”. A secretária também apontou algumas soluções, como a oferta de novos serviços, para o hospital obter novos recursos.

Também participaram da reunião a secretária de Saúde de Viamão, Michele Galvão; o secretário Geral de Governo , Rafael Bortoletti; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Laureci Goulart; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Viamão (Acivi), Rodrigo Herculano; e a diretora de Políticas Transversais da Secretaria da Saúde, Marilise Fraga de Souza, e as diretoras do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (Dgae), Lisiane Fagundes, e do Fundo Estadual de Saúde, Meriana Farid El Kek.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024