17 MAR 2023
SEGUNDA-FEIRA INICIA UMA NOVA FASE NA EDUCAÇÃO DE VIAMÃO
Na próxima segunda-feira, dia 20, a Secretaria Municipal de Educação (SME) vai passar de fase. Pela primeira vez na história do município, 15 escolas de Educação Infantil irão receber uma turma de Berçário, atendendo a crianças de 1 a 2 anos. Serão 160 crianças atendidas em horário integral, das 8 às 17 horas. Cada turma terá uma professora e uma auxiliar, totalizando 10 crianças por sala.

Os pequenos irão receber quatro refeições por dia: dois lanches, almoço e janta. Os profissionais chamados para acolher as crianças passaram por teste psicotécnico e hoje (17) estavam recebendo formação com a equipe de Assessoria da Educação Infantil da Secretaria da Educação. A formação está sendo realizada na EMEI Mariquinha, na Augusta, escola que vai iniciar com duas turmas de berçário.

A secretária de Educação, Marcia Culau, acompanhou o início da formação. “É muito gratificante pra mim estar presente nestes dois momentos únicos da gestão. Um, em 2015, com o início do Jardim nas escolas de Ensino Fundamental, e o outro agora, com o início do Berçário nas escolas de Educação Infantil. Vamos proporcionar uma maior preparação para o desenvolvimento integral desde bem pequenos, num ambiente propício para esse acolhimento, fazendo a diferença na vida das famílias atendidas”, expressa Marcia.

De acordo com a coordenadora do Setor de Educação Infantil, Josiane Baldez, que estava capacitando as professoras e as auxiliares que estarão no Berçário, os primeiros 1.000 dias de uma criança são essenciais para o seu desenvolvimento. “Os primeiros 270 dias são da gestação e os outros 730 dias são até o bebê completar dois anos de vida. Aqui, nós também vamos estimular as habilidades motoras dos bebês, começando por objetos maiores até eles desenvolverem a coordenação motora fina, que é a capacidade de realizar movimentos mais precisos e delicados, como manusear objetos, pintar e desenhar”, explica Josiane.

Foram meses de preparação para que, na próxima segunda-feira, as escolas possam receber os pequenos. Foram construídas 11 escolas novas e a EMEI Mariquinha recebeu ampliação. As professoras foram chamadas em concurso e estão recebendo formação. “É um novo desafio para nós e queremos dar o nosso melhor”, encerra a secretária de Educação.