A secretaria municipal de educação realizou no último sábado, 07, o seminário municipal do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC na Quinta da Estância.
No início do encontro, o prefeito Valdir Bonatto reforçou a importância dos educadores da rede no sucesso do Pacto no município, cada um de vocês (professores) que está aqui hoje, e que durante todo este ano de 2013 participaram desta formação, poderão oferecer algo novo, um diferencial, na educação das nossos alunos. A alfabetização na idade certa proporciona um melhor rendimento dos estudantes nos anos seguintes e consequentemente uma educação muito mais qualificada, relatou Bonatto.
A secretária municipal de educação, Maria Clarice de Oliveira, parabenizou os professores pelo comprometimento com o PNAIC, esta qualificação que vocês estão adquirindo vai qualificar muito a educação na nossa cidade, e formar alunos mais bem preparados, disse a secretária.
Já a coordenadora do PNAIC em Viamão, Zulmara Jobim, destacou o trabalho realizado durante o ano, desde o início do ano estamos realizando ações e atividades de formação, e ver hoje todos aqui reunidos, apresentado os trabalhos é muito gratificante, finalizou a coordenadora.
O seminário municipal teve por objetivo socializar as práticas formativas e de trabalho pedagógico realizadas pelos professores alfabetizadores ao longo do processo de formação desenvolvidos junto à equipe de orientadoras do Pacto. Durante todo o sábado diversos relatos de experiências foram apresentados pelas docentes participantes do PNAIC.
Ao final das apresentações, a professora Patrícia Moura Pinho, coordenadora do Pólo 1 do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, da Universidade Federal de Pelotas, fez uma breve avaliação dos trabalhos que foram apresentados e destacou o envolvimento das pessoas com o PNAIC, me chamou a atenção e me deixou bastante satisfeita ver o acompanhamento dos diretores e supervisores escolares na formação. Outro ponto que não posso deixar de destacar é ver as salas de aula muito atrativas e estimulantes à alfabetização, como percebi pelas imagens que aqui foram mostradas, relatou. Para a coordenadora o papel dos educadores é de extrema importância, pois o ensinar não se restringe ao letramento de ler e escrever, mas inclui o passar valores morais e sociais, trazendo as práticas para dentro do espaço de aprendizado e ensinamento.
O Pacto
O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos municipal, estadual e federal, mais o Distrito Federal, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º anos do ensino fundamental.
Ao aderir ao PNAIC, os governos se comprometem a:
- alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e matemática;
- realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
- no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.