No último sábado, 30 de novembro, funcionários do Setor de Cadastro Único, da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), fizeram uma ação na comunidade indígena da Aldeia da Estiva. O objetivo foi orientar e fazer atualizações dos dados das famílias beneficiárias do Bolsa Família e demais programas do CadÚnico. A ação ocorreu na Escola Indígena de Ensino Fundamental Karaí Nhe e Katu que fica localizada na própria aldeia.
Conforme a secretária de Cidadania, Belamar Pinheiro, desde o início deste ano vem ocorrendo mutirões em diversas localidades da cidade. As ações já aconteceram na Aldeia Indígena de Itapuã; na Elza; na região das Augustas; na Santa Isabel; nas Comunidades Tradicionais Quilombolas Gomes e Silva e Peixoto dos Botinhas, que estão localizados respectivamente no Cantão das Lombas e no Capão da Porteira. De acordo com a Secretária da pasta a realização dos mutirões colabora para a identificação de novos beneficiários para cadastramento, atualização de benefícios antigos e orientar as famílias sobre os programas.
Condicionalidades: Para se manter dentro do Programa Bolsa Família, as famílias devem fazer a atualização dos dados (recadastramento) uma vez por ano ou quando houver alteração de dados. Além disso, a cada seis meses devem fazer a pesagem das crianças de 0 a 7 anos. Manter todas as crianças e adolescentes entre seis e 17 anos devidamente matriculados em escolas, cumprindo uma frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária, também é compromisso das famílias.
Atendimento agendado: Para regularização e atualização do Cadastro na sede da SMCAS (Rua Dois de Novembro, Nº 49, centro), o cidadão deve procurar a recepção, entre o período das 8 às 12h e das 13 às 17h, e agendar o dia e horário do atendimento. O agendamento também pode ser feito através do telefone (51) 3446-3731.