09 NOV 2022
SAÚDE
EQUIPE DE SAÚDE MENTAL REALIZA CAPACITAÇÃO PARA INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA DE IDOSOS
Na tarde desta terça-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde realizou a segunda etapa da capacitação para profissionais e gestores das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). A qualificação foi ministrada pela equipe da Saúde Mental.

De acordo com a supervisora da Saúde Mental, Vanessa Oliveira, a proposta dos encontros é orientar as equipes de ILPI's sobre a saúde mental da população idosa institucionalizada, bem como a sua transversalidade da dentro dos ciclos de vida.

“Aproveitamos a oportunidade para relatar sobre o exame do estado mental e quais os sinais de alerta que as instituições precisam ter em relação ao idoso e os cuidados a partir de então. O paciente idoso da saúde mental também apresenta questões clínicas e deve receber tratamento para isso também”, explica Vanessa.

No segundo encontro, o público foi orientado sobre a saúde mental do idoso, a Rede do município, o trabalho dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e como proceder em situações de crise.

Já, no primeiro encontro, foram transmitidas orientações sobre a Rede de Saúde, o que o SUS oferta, onde é a porta de entrada das unidades de saúde, a existência de uma política para o idoso e a importância da atualização das Carteiras de Vacinação.