14 AGO 2022
ESCOLAS VISITAM AERÓDROMO EM ÁGUAS CLARAS
No Dia do Estudante, os alunos das escolas municipais Frederico Dihl (Pró-Morar), Lauro Pereira Rodrigues (Augusta), que realizaram projetos sobre voo e aviões na Feira Literária, puderam tocar em um avião. A experiência foi conhecer de perto o Aeródromo de Águas Claras. Os estudantes da EMEF José de Oliveira Ramos, ali da região, também foram convidados a conhecer o lugar que ninguém imaginava que existia e ficava ali, tão pertinho.

De acordo com a secretária da Educação, Marcia Culau, o objetivo foi estimular a busca pelo conhecimento e propiciar o despertar de vocações. Na oportunidade, Marcia firmou parceria com o comandante Ondino Dutra, coordenador do local, para que possa levar todas as escolas para conhecer o Aeródromo e como funciona um avião. “Uma aula na prática!”

O piloto comercial e professor da PUCRS, comandante Thiago Brenner, fez um bate-papo interativo com todas as turmas. “Vocês sabem por que o avião voa? Ele voa porque tem asa e a asa é levemente curva.” De forma divertida, Brenner mostrou onde fica armazenado o combustível de cor azul. Também explicou as funções do trem de pouso, do spinner (bico da hélice), do volante, entre outros.

Mas o aeródromo, o que é isso?
De acordo com o comandante Dutra, é um aeroporto menor. “Ele tem todas as funções de um aeroporto de pequeno porte, com pista de pouso e decolagem. O diferencial é que permite que o piloto construa sua casa aqui, e guarde na garagem (hangar) o seu avião. O local também permite que sejam instaladas empresas que trabalham com aviação”, explica. Hoje, o Aeródromo de Águas Claras possui três hangares construídos e mais dois que estão em construção.

Projetos saem do papel e se tornam realidade
Rian de Lima, 9 anos, estudante do 4º ano da EMEF Frederico Dihl, fala que gosta de aviões e se interessa pelo assunto desde “criancinha”. “Eu sempre quis saber como eles funcionavam e voavam. Estou muito feliz e realizando um sonho. Foi um aprendizado e tanto!” A professora Adriana Aguiar conta que a ideia de trabalhar o projeto ‘Como o avião voa’ foi de Rian e toda a turma adorou e se divertiu. “Fizemos dobraduras e tentamos descobrir como o avião voava. E hoje está sendo o fechamento disso, chegando próximos ao avião.”

A professora Silvia Porto, do Jardim IIB da EMEF Lauro Rodrigues, fala que o projeto era ‘O que voa lá no céu?’ e que o avião foi evidenciado. “Trabalhamos os aviões, o foguete e o balão. Fizemos aviãozinho de papel, com lego, de garrafa pet. Hoje estavam muito animados para conhecer os aviões, terem esse contato, que a maioria não tem.”

A aluna de Silvia, Maria Antônia de Vargas, 6 anos, adorou o assunto e se sentiu muito à vontade pertinho de um avião de verdade. “Eu gosto muito de avião, mas não pensava que fosse tão, tão grande.” De tanto que gosta de avião, ela foi uma das duas sortudas que ganhou um aeroplano de montar sorteado pelos pilotos.

É a Secretaria de Educação proporcionando novas histórias!