Na tarde de quinta-feira, dia 17 de outubro, o Prefeito Valdir Bonatto recebeu em seu gabinete o delegado Antônio Lapis, da Divisão de Planejamento da Polícia Civil; a delegada Adriana Regina da Costa, titular da 1ª DP Regional Metropolitana (DPRM); a delegada Andrea Magno, do Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí e o delegado Eibert Moreira, da 3ª Delegacia de Polícia (DP) de Viamão. Na pauta do encontro, encaminhamentos relacionados a implantação da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e Delegacia da Mulher, no município. As duas delegacias irão funcionar de forma definitiva no prédio do antigo fórum, na rua Mário Antunes da Veiga, no Centro de Viamão. Mas, para que isso ocorra, o prédio deverá passar por reformas, e ainda não existe prazo definido para a conclusão, porém encontra-se em fase de licitação.
A solução encontrada para que o funcionamento da DPPA seja antecipado, foi instalar a delegacia, de forma provisória, na 3ª Delegacia de Polícia Civil do Município, que fica localizada na Av. Senador Salgado Filho, Nº 5170. A previsão é que em breve a DPPA já esteja em funcionamento. O delegado Eibert, da 3ª DP de Viamão, trouxe algumas demandas ao Prefeito. Ele ressaltou que a 3ª DP deve passar por algumas melhorias para receber a DPPA, principalmente no que diz respeito ao estacionamento do local. Bonatto considera que a instalação de uma DPPA no município é de muita importância e fará os encaminhamentos necessários para atender as solicitações. A vinda da DPPA para o município, com um delegado de plantão 24 horas, é muito importante, pois irá proporcionar rapidez no atendimento das ocorrências policiais, melhorando o atendimento ao público, já que atualmente, os policiais precisam se deslocar até Alvorada para registrar os flagrantes, destacou.
O funcionamento da Delegacia da Mulher também deve começar em breve. O serviço será disponibilizado, também de forma provisória, no prédio do Pronto Atendimento Social 24 horas (PAS), localizado na Av. Senador Salgado Filho, 9214, bairro Cohab, na parada 55. O funcionamento da Delegacia da Mulher nas dependências do PAS está dependendo apenas da aprovação do Projeto de Lei 240/2013, que foi encaminhado à Câmara de Vereadores, em caráter de urgência. O projeto trata do convênio entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública e o Município.
O Prefeito Bonatto destacou que a vinda destes dois serviços para o município vem atender uma reivindicação histórica. A instalação de uma DPPA e de uma delegacia especializada em atendimento à mulher, mesmo que de maneira provisória, é uma necessidade do município e, vem atender uma demanda antiga da sociedade civil organizada OAB, Acivi, Sindilojas, etc. Sabemos que existe a necessidade, em caráter de urgência, que estes serviços estejam funcionando. Sabemos também que a partir da instalação das duas delegacias o município terá grandes avanços na segurança pública. Por esta razão, possam ter certeza que tudo que é competência do nosso governo, para que esta realidade se concretize, nós estamos fazendo, finalizou.