O Programa Primeira Infância Melhor (PIM), está dando seus primeiros passos no município de Viamão. Na segunda-feira, 14 de outubro, acontece a Aula Inaugural do curso que irá capacitar estudantes das áreas da Saúde, Educação e Serviço Social, candidatos às vagas de visitadores do PIM. A capacitação é requisito para inscrição de estagiários aos cargos de visitadores, que serão contratados mediante vagas existentes no programa. O Visitador é a pessoa que atua diretamente com as famílias que se encontram em vulnerabilidade social, através de visitas semanais, com a finalidade de orientá-las e auxiliá-las no desenvolvimento infantil.
A aula inaugural acontecerá no auditório da Escola Walter Graff, a partir das 9 horas da manhã. O Curso dos visitadores se estenderá até o dia 4 de novembro - os próximos encontros acontecerão no Pronto Atendimento Social (PAS), na Av. Senador Salgado Filho, 9214, na parada 55.
Aula inaugural terá palestra do médico Osmar Terra
A aula inaugural contará com a palestra do médico e Ex- secretário Estadual da Saúde do RS (2003 a 2010) e, também, responsável pela criação e implementação do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), que se tornou uma política pública estadual em 2006.
Osmar Terra formou-se em Medicina pela UFRJ em 1973, com especialização em Desenvolvimento da Primeira Infância pela Universidade de Brasília, em 2001. É mestre em Neurociências pela PUCRS, em 2009 e, participou do Programa de Liderança Executiva para o Desenvolvimento da Primeira Infância do Centro de Desenvolvimento da Infância da Universidade de Harvard, em 2012.
O Programa
O PIM foi instituído no Rio Grande do Sul em 2006 e é desenvolvido em parceria com os Municípios. Em Viamão, o programa será desenvolvido através das Políticas Sociais Integradas, pela articulação e integração das ações entre as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social.
O PIM é um programa institucional de ação socioeducativa voltado às famílias com crianças de zero até seis anos e gestantes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O programa está voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, tendo como eixo de sustentação a Comunidade, a Família e a Intersetorialidade. O Programa tem como objetivo orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade.