11 MAI 2022
AGRICULTURA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
GESTÃO
Prefeitura lança programa “Acelera Viamão Juro Zero”
No início da noite desta terça-feira, dia 10, a Prefeitura de Viamão lançou o Programa Municipal de Microcrédito “Acelera Viamão Juro Zero”, aos empresários e produtores rurais, na Sala de Cinema do Sesc. “Percebemos a necessidade de medidas urgentes para que os nossos empresários possam manter seus empregados, gerando renda e acelerando a economia da cidade. Estamos possibilitando o acesso ao crédito, com subsídio financeiro para que o pequeno empresário não feche as portas”, explica o prefeito Engenheiro Nilton Magalhães.

Trata-se de mais uma ação da gestão municipal para a retomada da economia após dois anos de pandemia da Covid-19. “Agora temos de retomar a vida e dar dignidade às pessoas, especialmente a quem teve planos, projetos e sonhos interrompidos. Para fazer a roda girar, criamos uma forte política de incentivos, valorizando quem mantém seu negócio aqui e estimulando a vinda de novas empresas”, destaca Magalhães. “Temos a convicção de que, com muito trabalho e boas oportunidades, daremos uma vida mais digna para nossa gente e teremos mais negócios para acelerar a nossa Viamão."

Além da economia formal, o “Acelera Viamão Juro Zero” também visa estimular a economia criativa e solidária, qualificar as redes de produtores e prestadores de serviços. “Essa iniciativa vai impactar na economia da agricultura familiar! Estimamos que cerca de 15 produtores rurais possam participar do Programa. É um incentivo para tirar seus projetos do papel e adquirir os equipamentos para iniciar uma atividade de agronegócio”, fala o secretário de Agricultura e Abastecimento, Henrique Noronha.

Virando a Chave
A retomada da economia passa por uma gestão municipal que acredite no potencial  de seu município, investimentos na infraestrutura, incentivos fiscais, estímulos econômicos, qualificação e desburocratização dos processos. “O ano de 2022 é para virarmos a chave! Viamão conta com uma Prefeitura Digital, um sistema moderno, sustentável e inclusivo. É possível fazer a gestão dos processos de forma eficiente, integrando as diferentes secretarias com transparência e segurança”, explica o secretário Geral de Governo, Rafael Bortoletti.

“Atualmente, Viamão está preparada para receber mais empreendimentos de todos os portes, dos mais diversos segmentos. Não há outra cidade na Região Metropolitana de Porto Alegre com essas condições”, salienta o coordenador do Gabinete Integrado para o Desenvolvimento Urbano (GID Urbano), Túlio Barbosa.

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) podem solicitar até R$ 8 mil reais em crédito. As Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) podem ter acesso até R$ 12 mil reais. Já os produtores rurais podem solicitar até R$ 50 mil reais.

Até o final da semana será lançado um edital para chamamento das instituições financeiras. “A Prefeitura vai pagar os juros e o empreendedor poderá quitar o crédito recebido em até 24 meses”, explica o coordenador do GID Urbano. “Para a concessão do crédito, há algumas regras e critérios a serem obedecidos, disponíveis no site da Prefeitura (bit.ly/3stGobw).

Esperança
A agricultora familiar Geri Vargas, de Águas Claras, produz em sua propriedade frutas e verduras. Na sua família, são cinco pessoas que dependem do campo para a geração de renda. Com o "Acelera Viamão Juro Zero", dona Geri renovou a esperança de permanecer onde vive. “É uma oportunidade para incrementar a renda. Uma agroindústria, para mim, vai facilitar o meu processo de produção. Vou poder oferecer aipim descascado, fazer geléias e chimias. Estou na expectativa para expandir e diversificar.”

Para o empresário Clailton Freitas, proprietário do Restaurante Grão Café, no Centro, o “Acelera Viamão Juro Zero” vem ao encontro das suas necessidades. “Tivemos um baque com a queda de movimento no período de isolamento social, o que afetou na economia para mantermos o negócio funcionando, pagando aluguel, funcionários e fornecedores. Para nós, empresários, qualquer ajuda financeira é bem-vinda, principalmente com juro zero. É a renovação da esperança”, ressalta.

“Cidades inteligentes preocupam-se com a qualidade de vida, com a eficiência dos serviços, com tecnologia e criatividade, apoiando microempreendedores e dando novas oportunidades às pessoas. Somos melhores, quando trabalhamos juntos – Prefeitura, Emater, Acivi, CDL, Sindilojas, Sebrae e outras forças vivas. É um movimento coletivo. Todos juntos por Viamão! Vem pra Viamão! Viamão te espera!!”, finaliza o prefeito.

O evento reuniu cerca de 100 pessoas, entre empresários, produtores e representantes de segmentos, além do vereador Armando Azambuja, dos secretários já mencionados e dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, Maurício Carravetta, e da Educação, Marcia Culau.