09 MAI 2022
AGRICULTURA
Comdervi abre inscrição para programa "Avançar na Agricultura e no Desenvolvimento Rural"
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Viamão (Comdervi) está com as inscrições abertas para acesso ao crédito, até o dia 17 de maio de 2022. É o Programa Avançar na Agricultura e no Desenvolvimento Rural, que disponibiliza aos produtores rurais contratar financiamento por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER).

Os valores podem ser utilizados para aquisição de máquinas, equipamentos, insumos, construções e ampliações para apoio e desenvolvimento das atividades agropecuárias vinculadas a agricultores e pecuaristas familiares, assentados, quilombolas e suas organizações representativas (associações e/ou cooperativas), bem como agroindústrias familiares.

Os interessados em se candidatar devem verificar junto ao Escritório da Emater seu enquadramento nos requisitos constantes no Manual Feaper 2022 e se possuem a documentação mínima exigida. Caberá ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Viamão analisar os produtores que se enquadram nos requisitos e selecionar os beneficiários, limitado ao valor disponibilizado para o município.

Os povos Quilombolas e Assentados da Reforma Agrária (pessoa física), devem também estarem incluídos no CADÚNICO. Já a Agroindústria Familiar deve ter sido cadastrada no PEAF (Programa Estadual de Agroindústria Familiar) até o dia 17de março de 2022.

Valores a serem disponibilizados para o município de Viamão:

Agricultores e Pecuaristas Familiares;
Valor total: R$ 35.000,00.
Projetos de, no mínimo, R$ 5.000,00, e, máximo, de R$ 15.000,00, por pessoa física;

Quilombolas:
Valor total: R$ 50.000,00;

Assentados de Reforma Agrária:
Valor total: R$ 60.000,00.
 Projetos de, no mínimo, R$ 5.000,00, e máximo, de R$ 10.000,00, por pessoa física;

Pescadores Artesanais:
Valor total: R$ 25.000,00.
Projetos de, no mínimo, R$ 5.000,00, e, máximo, de R$ 10.000,00, por pessoa física;

Cooperativas:
Valor total: R$ 80.000,00, por unidade;

Agroindústrias:
Valor total: R$ 14.368,00.
Projetos de, no mínimo, R$ 5.000,00, e, máximo, de R$ 15.000,00, por unidade.

Saiba mais:
– Todos os projetos terão bônus de adimplência de 80% quando não tiverem atraso no pagamento de nenhuma parcela;
– Projetos de Custeio terão até 1 ano de carência e até 5 anos para pagar;
– Projetos de Investimento terão até 3 anos de carência e até 5 anos para pagar.

Para maiores informações procure o Escritório Municipal da Emater. Telefones: (51) 3485.4121 / (51) 99857.6448