28 ABR 2022
Professores das Salas de Recursos recebem formação
A formação aconteceu no auditório da escola Castelo Branco
Hoje (quinta, 28 de abril) foi dia de reunir os 45 professores das Salas de Recursos da Rede Municipal de Ensino para mais uma capacitação. A formação aconteceu no auditório da Escola Castelo Branco.

Dentro do cronograma de Formação da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, o Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) levou a fonoaudióloga Valquíria Moraes e a psicóloga Cássia Bernardi para abordagem do tema: “Intervenções e Estratégias de Comunicação”. De acordo com a coordenadora do SAEE, Cíntia Loize Leal, no encontro, também foi apresentado o Sistema Educar Web e os educadores puderam aprender a como usá-lo e armazenar dados.

A Rede Municipal de Educação possui cerca de 27 mil alunos matriculados. Destes, 1.400 estudantes apresentam laudos médicos para a Educação Especial. Todos os meses, os educadores das Salas de Recursos recebem Formação Continuada para que possam desenvolver novas técnicas e atividades com os estudantes. Cada professor conhece o seu aluno e realiza um planejamento específico e individual para que ele possa desenvolver melhor as suas habilidades e socializar com as outras crianças.

A secretária de Educação, Marcia Culau, explica que dentro das 41 Salas de Recursos são trabalhadas as questões fonéticas, a psicomotricidade, o equilíbrio, a atenção, a lateralidade, a organização, a coordenação motora, noção de espaço, entre outros, “para que o aluno consiga se organizar em sala de aula, tenha mais autonomia nas suas tarefas do dia a dia, e possa evoluir no aprendizado e no convívio social”.

A SME dispõe ainda de 70 monitores para auxiliar os estudantes da Educação Especial em sala de aula e 30 monitores para acompanhá-los no transporte escolar. “Desde o início do governo, nossa preocupação foi com o cuidado com as pessoas, e continuamos, cada vez mais, qualificando o atendimento ao nosso aluno que tanto precisa”, finaliza a secretária de Educação.