Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal Viamão-RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Twitter
Rede Social You Tube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
15
15 MAR 2022
Bonatto apresenta Central de Triagem de Viamão a prefeito de Estância Velha
Foto Noticia Principal Grande
Bonatto levou prefeito de Estância Velha para conhecer Central de de Triagem
enviar para um amigo
receba notícias

O prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, esteve em Viamão, na manhã desta terça-feira (15), acompanhado da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Viviane Diogo.

Após um encontro com o prefeito Professor Bonatto no gabinete, eles partiram rumo ao transbordo municipal de resíduos onde se localiza à Central de processamento e Triagem, no Passo do Morrinho, onde puderam conhecer o espaço e obter informações sobre o trabalho de transbordo, triagem e tratamento de resíduos sólidos urbanos de Viamão, que é realizado pelos catadores organizados da cidade.

A gestão de resíduos é um desafio das cidades. E foi com o objetivo de buscar resolver um problema histórico e apontado como obrigação pela PNRS que a prefeitura de Viamão investiu na implantação da nova Central de transbordo e Triagem de resíduos sólidos. A estrutura tem capacidade para processar 150 toneladas de resíduos por dia, com possibilidade de expansão para até 200t/dia.

Atualmente, trinta cooperados catadores e colaboradores vinculados à Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores (Coovir) fazem o trabalho de manejo, separação e encaminhamento dos resíduos para reaproveitamento. Mas os planos são de que o espaço possa contar com até 60 colaboradores cooperados divididos em dois turnos de trabalho onde as instalações implementadas oferecem toda infraestrutura necessária de forma moderna e inovadora.

“Estamos buscando referências em gestão dos resíduos sólidos urbanos, que possam servir de modelo para qualificar o trabalho que vem sendo realizado em Estância Velha. Fomos positivamente surpreendidos com a estrutura de gestão e operação de Viamão”, apontou Diego.

Ao apresentar detalhes do projeto que deu origem à Central de Triagem, Bonatto falou sobre o “desejo que outros municípios da Região Metropolitana possam tomar a Central de Triagem de Viamão como exemplo, atuando assim em prol do meio-ambiente e contribuindo com a geração de emprego em renda por meio da destinação correta e reaproveitamento de resíduos a partir da valorização do trabalho dos catadores locais organizados que são protagonistas da reciclagem.”





Seta
Versão do Sistema: 3.2.9 - 07/12/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia