São dois galpões: um para separação dos resíduos, com 825 m2 e outro para transbordo, com 480 m2, com capacidade para processar mais de 150 toneladas de lixo por dia. Todo material reciclável será prensado, pesado e vendido, gerando renda aos cooperativados. Foram investidos cerca de R$ 1,3 milhão.
A Prefeitura de Viamão e a Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores (Coovir) assinaram contrato na manhã desta sexta-feira, dia 21, dando início ao serviço do maior posto de triagem de resíduos sólidos da Região Metropolitana, gerando emprego e renda, inicialmente, para 40 trabalhadores. O posto de triagem de resíduos sólidos está localizado no final do Beco dos Godoy, no Passo do Morrinho.
A presidente da Coovir, Laura Lemoyne, lembra a história da cooperativa, que existe há 20 anos. “Hoje, a Coovir atua na coleta seletiva em 70% da cidade, gerando emprego e renda a 40 trabalhadores. Aqui, os catadores são protagonistas da própria história e Viamão passa a ser referência para outros municípios”, assegura Laura.
“Aqui não é apenas um galpão, é uma possibilidade para transformar a vida do planeta, das pessoas e da cidade. É um novo momento! Um Novo Tempo Para Viamão, no que tange à inclusão social de trabalhadores da reciclagem e ao reaproveitamento de resíduos sólidos urbanos. Este novo modelo vai proporcionar mais economia ao Município, com a diminuição dos custos de transporte e destinação dos resíduos não-recicláveis. Cidade sustentável, é cidade com mais qualidade de vida”, explica o prefeito, Professor Bonatto.
Texto: Rose Scherer (Mtb 8249)
Fotos: Eduardo Beleske