Hoje foi um dia muito importante para a Saúde do Estado e do Município. Um novo tempo está chegando para oportunizar uma nova vida aos 46 pacientes internos do Hospital Colônia Itapuã (HCI). As tratativas iniciaram no meio do ano de 2021 e, na manhã desta quinta-feira, dia 6, no Gabinete do Prefeito, foi formalizada a parceria entre Estado e Município.
A partir de agora, uma equipe será designada pelas gestões para estabelecer um plano de trabalho e a transição dos atendimentos. “Nosso trabalho será feito de forma humanizada, com bastante cuidado e carinho. Vamos preparar os usuários para a mudança e transição na equipe de cuidados. Desinstitucionalizar é a oportunidade para que as pessoas possam viver e conviver em ambientes de um lar. Resgatar histórias de vidas e valorizar a convivência em uma comunidade”, explica a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann.
Viamão está abraçando para si o acolhimento das pessoas para que elas possam ter mais dignidade, qualidade de vida e cuidado com a liberdade. “Buscamos ser resolutivos dentro do processo de trabalho. Nossa intenção é entregar a primeira residência até o final de junho. As pessoas que tinham uma forma de atendimento, passam a ter um novo olhar. Vamos fazer a diferença na vida dessas pessoas”, conclui o prefeito, Professor Bonatto.