“A Secretaria Municipal de Educação leva a sério o Plano Nacional de Educação e está trabalhando para colocar em prática as metas estabelecidas pelo Plano Nacional da Educação 2014-2024. Até 2024, teremos que atender 50% das crianças de zero a três anos na educação infantil, sendo que 25% em turno integral. Estamos construindo 11 novas escolas e ampliamos a rede conveniada”, explica a secretária de Educação, Marcia Culau, na abertura da Conferência Municipal de Educação de Viamão, no auditório do Walter Graff. A Conferência segue até o meio-dia desta sexta-feira, dia 17.
A Conferência Municipal de Educação tem como tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira” e precede a Conferência Regional, a Conferência Estadual e a Conferência Nacional de Educação. Ela tem caráter deliberativo e tem como missão iniciar as discussões sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), os avanços e desafios para as políticas públicas educacionais e engajar a população para a elaboração e aprovação do Plano Nacional de Educação referente ao período de 2024 a 2034. A etapa municipal irá apresentar o conjunto de propostas discutidas pelos participantes à etapa regional.
Estão sendo debatidos os temas: PNE 2024-2034: avaliação das diretrizes e metas; Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação; e, Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.