Viamão já está no futuro! A inauguração do espaço aconteceu hoje. Viamão foi a única cidade escolhida no Estado para a instalação da Biblioteca Futuro. No país, tem só seis cidades que têm o projeto: duas na Bahia (Araci e Tucano); duas em São Paulo (Pindamonhangaba e Santo André); uma em Pernambuco (Cabo de Santo Agostinho); e Viamão, no Rio Grande do Sul.
Na Biblioteca Futuro a criança pode mexer em tudo. Ela foi pensada para estimular a experimentação e a reflexão. Ali tem livros, jogos pedagógicos, brinquedos educativos, instrumentos científicos, tablets com aplicativos educativos, cabideiro com fantasias, cestos de lixo reciclável, cestos organizadores, mobiliários sustentáveis, grama sintética, pufes, quadros e adesivos informativos.
“É um acervo de qualidade, que instiga a imaginação, a criatividade, a fala, a escrita e a leitura. Estou realizada, lendo livro por livro”, expressa, emocionada, a bibliotecária Luciane Tavares, coordenadora da Biblioteca Municipal Erico Veríssimo. “É através dos livros e da educação que vamos caminhar para um mundo melhor”, assegura Luciane.
O ESPAÇO
O espaço é dividido por cores. Na parede Verde, o leitor encontra os temas voltados para a sustentabilidade, como coleta seletiva e os 5R’s da Sustentabilidade. Na parede azul, encontram-se as informações sobre energias renováveis e ciclo da água, espaço de descoberta através dos brinquedos e elementos da ludoteca, bem como régua de altura e formas geométricas. E, na parede branca, o espaço é destinado para o desenvolvimento da criatividade infantil, trazendo questões de letramento, alfabetização e atividade psicomotora, associados a informações sobre sistema solar, calendário, lousa e quadros.
De acordo com a diretora-Geral da Rede Educare, Kátia Rocha, o projeto Biblioteca Futuro representa a abertura de uma janela. “Uma janela que se abre para um novo horizonte de perspectivas: o futuro! Esse futuro é construído agora, convidando o usuário a ter uma nova forma de leitura, uma nova forma de possibilidades.”
Para a diretora de Comunicação da Ball, Thais Moraes, é uma nova forma de ensinar os pequenos com os cuidados para com o meio ambiente. A secretária de Educação, Marcia Culau, disse que a Biblioteca Futuro servirá de exemplo para pensar espaços interativos para as 11 escolas de educação infantil que estão sendo construídas.
O prefeito, Professor Bonatto, agradeceu a iniciativa do grupo Ball, que tem uma fábrica em Águas Claras, junto ao complexo da Ambev. “Muito bom poder ter em nosso município empresas que se preocupam com a sustentabilidade e o meio ambiente. Somos um município com uma reserva hídrica na região de Águas Claras e um vasto patrimônio ambiental. E quero propor um desafio à Ball e a Educare: trabalhar as questões socioambientais junto ao complexo administrativo que estamos construindo lá, que também vai ter uma escola de educação infantil”, finaliza Bonatto.
AGENDE UMA VISITA
A Biblioteca Futuro é uma realização da Rede Educare, com o patrocínio da Ball, através do Projeto de Incentivo à Cultura dos Ministérios da Cultura e do Turismo. São 850 livros que o leitor poderá consultar ou retirar e levar para casa. O espaço é pequeno e, para evitar aglomeração, é preciso agendar horário para conhecer o espaço. Agende sua visita através do WhatsApp (51) 99396.5922.