O sonho do Prefeito, Professor Bonatto, e do vice-prefeito, Engenheiro Nilton Magalhães, e de todos os moradores de Viamão que sofrem no verão com a falta de água, vai se tornar realidade. Hoje, dia 25, a Prefeitura e a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) assinaram contrato para início às obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Itapuã.
“É um sonho que se torna realidade! Isso só se tornou possível a partir de uma solicitação na minha gestão, em 2013, quando construímos o Plano Municipal de Saneamento Básico e indicamos a captação de água da bacia de Itapuã, no Guaíba, que possui um imenso volume de água. Isso significa o aumento de produção em 800 litros de água potável por segundo. Isso significa água na torneira no verão”, expressa Professor Bonatto.
O Diretor-Presidente da Corsan, Roberto Barbuti, fala que o dia de hoje é uma evolução. “É uma mudança de patamar da Corsan. Estamos resgatando uma dificuldade do passado e entendemos a importância de evoluir e assumir compromisso de início, meio e fim. Saneamento e água de qualidade para Viamão. Essa parceria, Corsan e Viamão vai render muitos frutos para a população”, encerra.
Um dos destaques do contrato é a garantia de não reajustar a tarifa na conta da água até 2027. O investimento para a construção do sistema é na ordem de R$ 182 milhões. Vai beneficiar diretamente o sistema integrado de abastecimento de água de Alvorada e Viamão, com o aumento de produção em 800 litros por segundo.