08 OUT 2021
PREFEITURA LANÇA PROGRAMA DE DEFESA E ATENÇÃO AOS ANIMAIS
Na manhã desta sexta-feira, dia 8, no encerramento da Semana Mundial dos Animais, o governo municipal lança o Programa de Defesa e Atenção aos Animais, uma ação integrada entre as secretarias da Saúde e de Meio Ambiente.

O prefeito, Professor Bonatto, ressaltou que o objetivo é ampliar o alcance das Políticas Públicas de proteção e cuidado com os animais. “Animais na rua é uma questão de Saúde Pública. Precisamos do engajamento da sociedade organizada para cuidar para que os animaizinhos não fiquem nas ruas e não sejam maltratados.”

A Prefeitura está comprando serviços veterinários de castração. “Quando assumi o governo pela primeira vez, em 2013, não havia política específica para a defesa e atenção aos animais. Tudo estava centralizado na questão de saúde, nas Zoonoses. Criamos a Secretaria do Meio Ambiente e, com ela, a Coordenadoria específica para os Animais, a Coman. Passados oito anos, chegou a vez de unir as duas pontas, no Programa de Defesa e Atenção aos Animais, um trabalho conjunto das secretarias de Saúde e Meio Ambiente, com metas claras e definidas”, explica Bonatto.

Para a promotora do Ministério Público, Dra. Roberta Morilos Teixeira, a causa animal precisava ter um olhar mais atento. O projeto é muito importante, mas só vai ter resultado se todos os viamonenses estiverem envolvidos. “A ideia é resolver com parcerias e participação efetiva das ONGs, cuidadores, clínicas veterinárias e Poder Público.”

O delegado da 2ª Delegacia de Polícia (que tem o Selo “Delegacia Amiga dos Animais”), Dr. Júlio Fernandes Neto, ressalta a importância da conscientização em respeitar os animais. “A legislação protege animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo cães e gatos, que, aliás, por serem os animais mais comuns em residências são as principais vítimas. Agredir fisicamente, deixar sem comida ou água, sem abrigo adequado ou não procurar um médico veterinário em caso de doença do animal configura maus-tratos e o tutor pode ser preso”, assegura.

O evento contou também com a presença dos coordenadores do Programa, Samuel Severo e Leon Cunha de Moraes, além do presidente da Câmara, Armando Azambuja, secretários, vereadores e lideranças locais. Para finalizar o ato, o músico e compositor Jorge Verdum, compôs uma canção especialmente para o lançamento do programa. “Faz pra ti, faz pra cidade, faz pelo animal. Adota um cãozinho que precisa de quintal. Protege o teu cãozinho, companheiro, amigo leal.”