A 5ª Conferência das Cidades, realizada no dia 29 de maio, deliberou que o governo discutisse com a comunidade as mudanças propostas no Plano Diretor, criasse o Plano de Mobilidade Urbana e reorganizasse o trânsito no centro do município. Para tanto, o prefeito nomeou, através de portarias, grupos executivos, formados por técnicos e entidades governamentais e não governamentais, que se reúnem duas vezes na semana para tratar das alterações. O projeto é apresentado à comunidade, em audiências públicas que vem acontecendo todas as segundas-feiras, às 19 horas, no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf.
No dia 10 de junho, a audiência foi sobre mobilidade urbana e teve a participação do Daer. No encontro, foi apresentado à população o projeto das alterações propostas para a ERS 040, como a duplicação do trecho de quatro quilômetros entre a parada 57 até a ETA, a construção de um viaduto no entroncamento das ERSs 040 e 118 e melhorias dos acessos no trecho entre a Lomba do Sabão e entrada para o Centro. Dia 17, a audiência abordou o macrozoneamento, alterações do Plano Diretor e reorganização territorial. Nesta segunda-feira, dia 24, foram apresentados os mapas das vias do Centro, com indicativos de alteração de fluxo de veículos, sentidos do trânsito e implantação de estacionamento rotativo.
Já para a próxima segunda-feira, dia 1º de julho, às 19 horas, no auditório do Walter Graf (rua Marechal Deodoro, 220, Centro), está agendada a continuação da discussão sobre o macrozoneamento, com alteração de texto e leis complementares. E, no dia 10 de julho, às 19 horas, no auditório da Acivi (avenida Cel. Marcos de Andrade, 80, Centro), será apresentado o projeto final das alterações de fluxo e mudanças no trânsito de veículos no Centro e estacionamento rotativo.
De acordo com o prefeito Valdir Bonatto, as alterações foram solicitadas pela comunidade e estão sendo discutidas em audiências públicas. A mudança de verdade já está acontecendo e o governo está trabalhando com a comunidade para implementar as ações que farão parte desta nova cidade.