21 JUN 2013
Seminário de segurança alimentar propõe formação de rede

Durante esta sexta-feira, o município de Viamão discutiu como se dá a segurança alimentar no município. O Seminário Municipal de Segurança Alimentar, promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) e pelo Conselho Viamonense de Segurança Alimentar e Nutricional (Convisan), foi realizado no Centro de Formação Profissional Walter Graf e mostrou que tanto o governo como a sociedade civil estão engajados no direito à alimentação de qualidade.

De acordo com o presidente do Convisan, Luiz Alberto Silveira, é de competência do Conselho propor políticas, programas e ações voltadas à garantia constitucional da pessoa à alimentação. “Bem como o acompanhamento, o controle e a avaliação da política municipal de segurança alimentar e nutricional, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros”, explica. Para Silveira, é necessário que o município elabore um projeto dentro do sistema com alimentação adequada, com todos os nutrientes necessários para uma boa saúde. “Uma alimentação saudável na merenda escolar, sem agrotóxicos, sem produtos industrializados, garantirá uma melhor saúde além de melhorar o foco no estudo”.  Valorizar os produtos da terra e os produtores locais, a água e suas vertentes também faz parte da proposta do Convisan

O diretor-geral de Agricultura e Abastecimento, Leandro Fraga, disse que está intrinsecamente ligado no processo, pois a economia do setor primário gera 33% do PIB. “Estamos organizando os produtores no sistema cooperativo para que possam inserir os seus produtos diretamente no mercado e ir para a mesa dos viamonenses”. A diretora-geral de Cidadania e Assistência Social, Célia Boeira, disse que está trabalhando em conjunto com outras secretarias para darem andamento ao processo de formação de uma rede interna governamental para tratar do assunto.

Também participaram da discussão os conselheiros estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional, Edny Schroeder e Regina Miranda.