02 JUN 2021
SECRETARIA DA FAZENDA APRESENTA AVALIAÇÃO DE METAS FISCAIS DO 1º QUADRIMESTRE

A Secretaria da Fazenda apresentou a Avaliação das Metas Fiscais no Orçamento Fiscal do 1º quadrimestre de 2021. O vice-prefeito, Nilton Magalhães, abriu a audiência pública, que foi realizada no Plenário da Câmara de Vereadores e foi transmitida online.

A secretária da Fazenda, Jeane Carvalho, e a diretora da Contabilidade da Secretaria da Fazenda, Raquel Charão, realizaram a apresentação dos números e gráficos. A receita de 2021 foi orçada em R$ 715 milhões e cerca de R$ 237 milhões já foram empenhados.

Por lei, 15% das receitas advindas dos impostos precisam ser aplicadas na área da saúde. Até o momento, já foram aplicados 18,12%. Houve crescimento na arrecadação do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e na Taxa de Coleta de Lixo nos primeiros quatro meses, comparado ao mesmo período do ano passado. O ICMS também teve crescimento em relação ao ano de 2020, com arrecadação de cerca de R$ 22 milhões, o que se configura em 6,9% de crescimento do primeiro quadrimestre em relação ao ano anterior.

O vice-prefeito destacou que o trabalho desenvolvido no primeiro quadrimestre deste ano é marcado pela responsabilidade fiscal. “Comprovamos que foi acertada a nossa decisão de refazer o orçamento, com ajuste fiscal de forma consciente, para não haver prejuízo na entrega dos serviços à população. Estamos satisfeitos por apresentar um trabalho transparente”, frisa o vice-prefeito Nilton Magalhães.