07 ABR 2021
TRABALHAR DE ACORDO COM NORMAS SANITÁRIAS TAMBÉM EVITA “DOR DE CABEÇA”

Os estabelecimentos comerciais são locais de disseminação de vírus que potencializam o contágio, tanto em pequenos empreendimentos, quanto nas grandes redes de supermercados. Por isso, o trabalho de fiscalização do Comitê de Operações de Emergência em Saúde (COE) é fundamental neste momento para acabarmos, de vez, com este problema.

Diariamente, o COE, através das equipes de fiscalização do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo (SMDEICT), visita os pontos comerciais de todos os bairros de Viamão, orientando, notificando e autuando os proprietários desses estabelecimentos. Caso as equipes encontrem irregularidades em alguma vistoria, este comércio é notificado para se enquadrar de acordo com as normas de funcionamento. Isso pode ocorrer por algumas vezes até que, caso não haja adequação do estabelecimento, a fiscalização fica obrigada a autuar o empreendimento conforme a legislação pertinente.

Fato como este ocorreu nessa terça-feira, dia 6, numa loja de uma grande rede de supermercados, no Centro de Viamão. A equipe de fiscais da SMDEICT havia notificado por três vezes o estabelecimento e na quarta vez, ontem à tarde, constataram que loja ainda não havia regularizado suas condições de funcionamento para a pandemia, pelas seguintes situações:

- Sem controle da capacidade máxima de pessoas no local;

- Sem higienização dos carrinhos; e

- Sem sinalização de distanciamento social.

O resultado da vistoria: supermercado autuado a pagar MULTA, por infração sanitária.

As normas de cuidados com a saúde são pra todos, por isso, faça sua parte, você também!

#XôCovid

#VIVAÀVIDA