Nessa primeira noite, dia 22, com o novo decreto 036/2021 em vigor em Viamão, novas normas estão flexibilizando o cotidiano dos viamonenses. Mas, nem por isso, as pessoas devem deixar de lado todos os cuidados de proteção contra a COVID-19.
Mais uma vez, as equipes do Comitê de Operações de Emergência em Saúde (COE), formadas pelo DVS, SMDEICT, Guarda Municipal e EPTV, com apoio da Brigada Militar, dispersaram pontos de aglomerações em regiões variadas da cidade.
No Jardim Universitário, foi atendido uma denúncia sobre futebol em praça pública, onde diversos jovens estavam descumprindo as regras fundamentais do distanciamento social. Com o suporte da Guarda Municipal, os fiscais do COE orientaram os garotos, forneceram máscaras e dispersaram a aglomeração.
Na Santa Isabel, os agentes também realizaram as mesmas ações para acabar com a aglomeração de pessoas na praça. Além disso, o COE atendeu a denúncia sobre uma loja de bebidas aberta e atendendo fora do horário permitido. O proprietário do estabelecimento foi orientado e fechou a loja.
No Parque Índio Jari, o dono de um minimercado também foi abordado e orientado a fechar seu empreendimento.
E na Esmeralda, os fiscais foram verificar uma denúncia acerca de uma casa de religião que estaria desrespeitando as regras de segurança sanitária. Mas, quando verificado, a equipe constatou que a atividade religiosa estava ocorrendo de forma segura, conforme as normas de quantidade e distanciamento contra a COVID-19.
Se toda população respeitar as regras de proteção contra a pandemia, cada vez mais, as pessoas poderão exercer suas atividades, voltar à normalidade com segurança e Viamão se aproximará da vitória contra o Coronavírus.