23 FEV 2021
NOVO DECRETO MANTÉM COGESTÃO, MAS ENDURECE MEDIDAS NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

Em transmissão realizada na noite desta segunda-feira (22), o prefeito Valdir Bonatto informou a nova atualização do Decreto de Calamidade Pública no âmbito da pandemia de Covid-19. Ele salientou que esse é o pior momento vivido durante a pandemia. Lembrou que viu de perto a situação dos pacientes, suspeitos e confirmados para Covid, tanto na UPA como no Hospital de Viamão e afirmou que “todos estamos do mesmo lado e que é preciso vencer essa guerra”.

Para o prefeito, o rápido aumento do número de casos está levando o sistema de saúde pública ao colapso. Ele reiterou a informação de que nova reunião está marcada para a próxima quinta-feira (25), com o Governador para estabelecer novas decisões. Bonatto citou ainda o fato de Viamão estar em Bandeira Preta no Modelo de Distanciamento Controlado e frisou que com a cogestão é possível ainda sim trabalhar com os protocolos de bandeira vermelha, mas com muitas ressalvas.

O prefeito ainda fez menção ao recente falecimento do Secretário de Planejamento Nilson Vargas e a confirmação da infecção por Covid-19 do Vice-Prefeito, engenheiro Nilton Magalhães e da Secretária Municipal de Educação, professora Márcia Culau.

Atualização para o Decreto

Comércio e Serviços

Bonatto frisou que todos os estabelecimentos que atendam pessoas, seja de comércio ou de serviço, vão ter a permissão para operar entre 5h e 20 horas, exceto: farmácias, hospital, postos de combustíveis, funerárias, clínicas veterinárias, hotéis e assistência social que, por serem serviços essenciais para o cuidado com a vida, podem operar 24 horas por dia. O texto do decreto 021/2021 vai garantir o funcionamento das empresas desde que estas mantenham os cuidados específicos de higienização e distanciamento social entre funcionários e clientes. Além disso são mantidos os serviços de teleentrega nos estabelecimentos comerciais.

Educação

De maneira semelhante ao Decreto Estadual, Viamão vai permitir o funcionamento, com regramento específico, das escolas de educação infantil. Para isso vão ser permitidas utilização da capacidade de 50% de acordo com os protocolos autorizados. Além disso, os alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental podem começar a frequentar as aulas pois, de acordo com o prefeito, são crianças em fase de alfabetização. Neste momento o prefeito fez coro à voz do Governador Eduardo Leite que ratificou essa informação em transmissão realizada nas redes sociais no final da tarde.

Bonatto frisou ainda que as aulas nas demais séries do ensino fundamental têm permissão para operar de maneira remota, desde que seguidos os protocolos do Sistema de Distanciamento Controlado do Estado do Rio Grande do Sul.

Eventos

Ainda em referência ao Decreto Estadual, o prefeito disse que o novo texto vai proibir todo e qualquer tipo de evento, seja social ou esportivo, realizado no âmbito do município.

Distanciamento

O prefeito citou que o atendimento em academias podem ocorrer desde que mantida a ocupação máxima de 25% da capacidade.

Já o comércio pode operar com a utilização de medidas de distanciamento de uma pessoa para cada 6m² do estabelecimento.

Os restaurantes, por sua vez, após às 20 horas somente podem operar no sistema de teleentrega.

Os mercados e supermercados tem horário de fechamento estabelecido para às 20 horas.

Quadras esportivas em geral e espaços de convivência de condomínios devem permanecer fechados.

Ao estabelecer os critérios o prefeito afirmou que “é preciso manter a vida, as relações, o respeito e o distanciamento para que se possa vencer esse momento tão difícil que estamos passando”.

Fiscalização

Segundo o prefeito, a fiscalização municipal vai ficar mais ostensiva. Organizada por região, os fiscais vão atuar de maneira efetiva, notificando, atuando e fechando estabelecimentos que não cumpram os protocolos sanitários. Para o prefeito, o objetivo é “intervir para que não se perca mais vidas”.

Ainda em relação aos cuidados, Bonatto propôs um pacto ao cidadão viamonense para evitar a propagação do vírus. O prefeito citou o número de whatsapp para denúncias (51 996 82 59 57) e reiterou o número do Fala Cidadão para chamados entre 7h e 18 horas, através do telefone 156.

Pontos de Fiscalização

Na transmissão o prefeito fez alusão aos pontos de fiscalização no município. Importante salientar que Viamão foi dividida em cinco grades regiões para atendimento na saúde e o mesmo vale para as fiscalizações no combate à pandemia: Grande Santa Isabel, Viamópolis, Centro, Aguas Claras e Itapuã. O prefeito pediu ainda para a população também fazer o seu papel fiscalizador, chamando, se necessário, a atenção dos familiares, amigos e vizinhos.

Clique aqui e confira a íntegra do Decreto 021/2021

Fonte: Prefeitura de Viamão