12 JAN 2021
PREFEITURA PUBLICA NOVO DECRETO DE PROTOCOLOS DA PANDEMIA E PORTARIA DO COMITÊ DE OPERAÇÕES

Em reunião ocorrida no começo da noite desta terça-feira (12), o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, apresentou o novo Decreto que regula os protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia para o município de Viamão. O encontro teve a presença de secretários, vereadores, representantes de entidades e dos Conselhos Municipais de Saúde e de Educação.

Na ocasião, o prefeito citou a adesão de Viamão ao Plano de Cogestão Regional, ocorrido no último sábado: “o novo decreto permite cuidado com a vida e com a saúde", disse Bonatto. O prefeito citou ainda a nova formação do Comitê de Operações de Emergência em Saúde (COES). O grupo é destinado a integrar as ações e serviços de saúde, para atuação em situações de emergência e estado de calamidade pública, com o objetivo precípuo de coordenar as ações emergenciais da área da saúde, em consonância com as diretrizes do SUS.

Sobre o novo Decreto, Bonatto afirmou que o texto permite a flexibilização de atividades com intensa fiscalização. Afirmou que equipes de fiscais vão atuar em todas as regiões do município fazendo com que os protocolos sanitários sejam executados. O documento cita as novas regras válidas e os protocolos que devem ser utilizados. Confira a íntegra do decreto aqui e a nova portaria do COE aqui.

Fonte: Prefeitura de Viamão