25 MAI 2020
Período para solicitação de pedidos do Troca-troca do Milho inicia hoje, 25/05

Os pedidos para o Programa Troca-Troca de Sementes para milho e sorgo da safra 2020/2021, etapas 1 e 2, poderão ser feitos pelas entidades no site do Feaper (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Produtores Rurais),até 5 de junho, respeitando o limite máximo de 4 sacas de milho ou sorgo por agricultor. Para a safrinha, o período vai de 8 a 12 de junho. E esta é uma das novidades do programa neste ano, os pedidos para a safrinha já serão feitos antecipadamente, comparado aos anos anteriores.

O valor das sementes de milho e sorgo teve uma redução expressiva de 12,5% em relação ao ano passado. Além do subsídio de 28% no valor das sementes para os financiamentos. Com estas ações, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) beneficia o agricultor com um custo menor para sua produção e amplia a capacidade de atendimento, um maior volume total de sementes, o que resultará em uma ampliação na área plantada no Estado com sementes do Programa. Outra novidade é a cartilha com orientações técnicas para que cada produtor escolha a semente mais adequada para sua lavoura.

A entrega efetiva das sementes mantém o calendário normal, onde as empresas entregam as sementes da safra nos meses de julho/agosto e da safrinha em novembro/dezembro. Somente o serviço dos pedidos foi antecipado para melhorar a operacionalização do programa.

Os valores para esta safra 2020/2021 (valores totais e valores para o agricultor com o desconto do subsídio de 28% do Estado):

·Milho Híbrido Convencional:

Valor total (sem subsídio do Estado) = R$ 140,00 / saca

Valor que será pago pelo agricultor (com desconto do subsídio de 28% do Estado) = R$ 100,80 / saca

·Milho Híbrido Transgênico:

Valor total (sem subsídio do Estado) = R$ 360,00 / saca

Valor que será pago pelo agricultor (com desconto do subsídio de 28% do Estado) = R$ 320,80 / saca

·Sorgo:

Valor total (sem subsídio do Estado) = R$ 120,00 / saca

Valor que será pago pelo agricultor (com desconto do subsídio de 28% do Estado) = R$ 86,40 / saca

O agricultor efetuará o pagamento da semente da safra em 30 de abril de 2021 e da safrinha em 20 de junho de 2021. A parcela referente à tecnologia transgênica, no caso de milho híbrido transgênico, no valor de R$ 220,00, deve ser paga pelo agricultor no ato do pedido, antes da entrega da semente.

Serão 10 empresas fornecedoras de sementes e no total 53 cultivares para escolha dos produtores sendo: 21 cultivares de milho híbrido convencional, 21 cultivares de milho híbrido transgênico e 11 cultivares de sorgo.

O informativo técnico

O informativo técnico, novidade nesta safra 2020/2021, apresenta a listagem completa das cultivares disponíveis para a safra e safrinha deste ano. O trabalho foi elaborado pelos Departamentos de Agricultura Familiar, Política Agrícola e Pesquisa Agropecuária da Seapdr e da Emater, no quesito qualificação técnica dos materiais. Assim, além da listagem com o nome das cultivares, está disponível um conjunto de informações técnicas de cada uma das cultivares para que o agricultor possa efetuar a escolha mais assertiva para o seu sistema de produção. É fundamental que o agricultor, com o auxílio da assistência técnica, possa definir dentre todas as cultivares de todas as empresas aquela mais correta dentro de seus objetivos produtivos.

A seleção da cultivar certa para as condições climáticas regionais é provavelmente a decisão de manejo mais importante dentre todas as que são controladas pelo agricultor. Para escolher uma boa semente é preciso avaliar algumas características do material que vai ser plantado: adaptação - adequada à região de cultivo; ciclo - se tem ciclo apropriado para o tempo de produção previsto; produtividade e estabilidade; tolerância à doenças e pragas; qualidade do colmo e raiz; textura e cor do grão.

Na safra 2020/2021 o Programa Troca-Troca oferece resumidamente e de fácil consulta as características técnicas de cada cultivar ofertada, sendo mais uma ferramenta para realizar a escolha certa para boa colheita e o agricultor pode contar com a assistência técnica gratuita da Emater.

Veja aqui o Informativo Técnico:   Informativo Técnico Troca-Troca Safra 2020/2021 (.pdf 2,72 MBytes)

Veja aqui o folder das empresas:   Programa Troca-Troca - Folders empresas e cultivares (.pdf 15,73 MBytes)

Programa Pró-Milho

O Programa Estadual de Produção e Qualidade do Milho – PRÓ-MILHO/RS, lançado por meio de Decreto Estadual nº 55.033, de 06 de fevereiro de 2020, tem como objetivo incentivar, fomentar e coordenar ações que aumentem a produção e a qualidade do milho no Estado do Rio Grande do Sul.

Entre as ações mais importantes está a qualificação do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo. Nesta qualificação busca-se, entre outras ações, a entrega das sementes aos produtores em tempo hábil para promover a semeadura dentro do período recomendável, bem como disponibilizar um Informativo Técnico contendo informações relevantes das cultivares para que os técnicos, produtores e demais interessados possam fazer consultas e comparar características importantes e necessárias para que cada sistema produtivo possa ser o mais rentável possível.

Mais informações

Divisão de Sistemas Produtivos do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria / Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo

Site: www.feaper.rs.gov.br

E-mail: feaper@agricultura.rs.gov.br