18 ABR 2020
Viamão retoma vacinação contra a gripe na segunda-feira

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (20) em Viamão, a partir das 10h. O município recebeu 5.000 doses do Governo do Estado.

Nessa etapa, os grupos prioritários para serem imunizados são os caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos e portuários (não inclui motorista de aplicativos e taxista), profissionais da área de segurança e salvamento, e portadores de doenças crônicas não transmissíveis que devem apresentar laudo médico ou uma receita nominal do medicamento de uso contínuo. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas (privados de liberdade) também podem receber a vacina.

Os grupos da primeira fase da campanha também serão imunizados. "As pessoas idosas e profissionais de saúde que não conseguiram se vacinar na primeira etapa também podem procurar os postos de vacinação a partir desta segunda-feira. Quem tiver, deve levar o cartão de vacinação", explica a enfermeira chefe do setor de imunizações da Secretaria Municipal da Saúde, Edelvais Rodrigues.

A terceira e última fase da Campanha, de 09 a 22 de maio, abrangerá crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Confira os postos que estarão vacinando:

- UR Centro
- UBS São Lucas
- UBS Augusta Meneguine
- UBS Santa isabel
- UR Lomba do Sabão
- ESF Águas Claras
- UBS Capão da Porteira
- ESF Itapuã
- UBS Vila Elsa
- UBS Monte Alegre
- UBS Planalto
- UBS São tome
- UBS Santa Cecília

A campanha de vacinação tem o objetivo de reduzir o adoecimento, as complicações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelos vírus Influenza A/H1N1, Influenza A/H3N2 e Influenza B, especialmente nesse momento de forte incidência do Covid-19, visto que a vacina protege o organismo de três vírus que podem afetar a saúde e baixar a imunidade da população.