06 FEV 2020
Estatísticas e plano de ações são pautas de reunião no 18º BPM

Polícia Civil e Brigada Militar apresentaram estatísticas dos primeiros 31 dias de 2020. A boa notícia é que houve queda nos índices, aqui em Viamão.

Nesta quarta-feira (5), aconteceu a primeira reunião do ano com as entidades que participam do Programa RS Seguro, no município. O encontro foi realizado na sede do 18º Batalhão de Polícia Militar, com a presença de representantes da Vigilância Municipal da Prefeitura, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Susepe, Instituto Geral de Perícias e EPTV.

A delegada Marina Machado, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, e o major Ayres do 18º BPM, fizeram a apresentação das estatísticas, com base nos crimes: roubo a pedestre, roubo a carro, roubo a estabelecimento comercial e de ensino e de crimes violentos letais intencionais, ocorridos em janeiro deste ano.

"O trabalho integrado entre as polícias e órgãos de segurança facilitam o serviço de investigação, e é esse um dos objetivos do RS Seguro", disse a delegada Marina Machado. O grupo reuniu ações para o plano deste mês. Entre as metas para fevereiro, ficou definido:

Intensificar atuação policial na RS-040, em horários de ida e volta do litoral, nos finais de semana.

Monitoramento dos horários de aumento de tráfego de veículos para acionamento das luzes amarelo piscante na 040, cruzamento com a Alcebíades Azeredo dos Santos.

O diretor da Vigilância Municipal, Mauro Rossal Carvalho, destacou que o serviço de videomonitoramento, investimento da prefeitura, tem contribuído diretamente para auxiliar o trabalho de investigação das polícias. "Hoje, contamos com 49 câmeras fixas em Viamão, e no dia 27 de fevereiro, vamos ampliar o sistema na região da Viamópolis", disse o diretor.

Segundo o major Ayres, os quatro índices apresentados na reunião de hoje, tiveram queda. "Os dados são comparados com o mesmo período de 2019. Com relação ao roubo de veículos, a redução em janeiro deste ano é de 46%, em comparação ao mesmo período de 2019", pontuou o major.

O programa RS Seguro tem como objetivo oferecer medidas efetivas para a segurança pública, através de um trabalho conjunto entre os municípios e o estado, considerando as peculiaridades, as ações já desempenhadas e as necessidades individuais de cada município. Viamão integra a lista de 18 municípios selecionados pelo Governo do Estado para a implantação do programa.

A iniciativa é baseada em dados estatísticos sobre a criminalidade no estado, considerando o georreferenciamento para a sua ação. Além disso, o RS Seguro não trata a violência apenas como uma questão de segurança, mas muito mais complexa, com um enquadramento estrutural, com ações do ponto de vista social e econômico. O programa é orientado em quatro eixos: combate ao crime, políticas sociais preventivas e transversais, qualificação do atendimento aos cidadãos, e o sistema prisional.