03 FEV 2020
Verão em Itapuã tem sol, praia e acessibilidade

Uma praia para todos. Essa é a ideia do Estação Verão Sesc em Itapuã, uma parceria entre a Prefeitura Viamão e o Serviço Social do Comércio da cidade. No domingo, além das atrações da temporada de verão, que acontece até o dia 29 de fevereiro, a acessibilidade tomou conta da praia.

Teve cadeiras anfíbias e banho de lagoa, playground adaptado, circuito sensorial e música, com show dos Fagundes. Mas com o calorão, o bom mesmo era poder estar na água se refrescando e foi isso que os pais da Ketlin Adms, portadora de necessidade especial, comemoraram.

Rubens Barros e Daniela Adms, os pais da Ketlin se emocionaram ao ver a filha podendo se refrescar com a ajuda de uma cadeira anfíbia. "A sensação dela sorrindo, não tem preço. É bem bacana essa iniciativa da Prefeitura em proporcionar uma praia acessível. A cadeira é leve e resistente à areia. Na água, a cadeira flutua e o banho é completo", disse Rubens.

"Ela está adorando, porque não precisa ficar no colo. Ela fica ali sentadinha e aproveitando. Isso mostra que não é só as crianças, ditas normais, que podem aproveitar a praia. Todos têm direito", comemorou a mãe da Ketlin.

"A pessoa com qualquer tipo de deficiência, sendo física, ela vai depender de uma alguém para carregar e agora dá. A solução é utilizar a cadeira anfíbia", disse Rotechild Preste, presidente da ONG Caminhadores RS.

A iniciativa de uma praia acessível do Estação Verão Sesc Viamão continua no próximo domingo, 09, na praia de Itapuã. E quem já comemora é a comunicadora da Rádio Itapuã, Terezinha Ferraz, que é cadeirante, e que também aproveitou o dia na praia, ao lado dos primos Hugo e Yuri.

“Às vezes, a gente pensa que superação é apenas uma palavra. Todo mundo tem vida, tem coração e olhos para olhar para o mundo", disse a comunicadora que adorou dividir o brinquedo com a dupla de novos amigos Hugo e Yuri.

O Estação Verão Sesc Itapuã acontece até 29 de fevereiro, na praia da Vila de Itapuã, nas sextas, sábados e domingos. As atividades vão desde empréstimo de material esportivo até a programação de acessibilidade, que segue no próximo domingo (08), a partir das 09h.