08 JAN 2020
Em Viamão, 73% dos alunos estão alfabetizados ao final do primeiro ano

No Brasil, mais da metade das crianças não lêem ao final do terceiro ano.
Viamão decidiu mudar esta realidade. Com a implantação do ensino estruturado, com foco total em aprendizagem, chegamos ao final de 2019 com 73% dos alunos alfabetizados já no primeiro ano do ensino fundamental.

📚 É uma grande conquista para o município e este resultado foi construído, principalmente, a partir dos seguintes contextos:

⏫ Planejamento: no ensino estruturado, as aulas foram planejadas para que toda a Rede de Ensino cumprisse o programa de aprendizagem. Além disso, os professores receberam capacitação e acompanhamento na prática de sala de aula.

⏫ Controle de Indicadores: o controle bimestral de indicadores de aprendizagem permitiu que medidas de correção e recuperação fossem implantadas ao longo do ano.

⏫ Frequência Escolar: para aprender, o aluno precisa estar na escola. Houve uma grande mobilização da comunidade escolar para que os alunos estivessem cada vez mais presentes na escola. Reduzimos o número de faltas em 45%.

⏫ Participação da Família: as famílias passaram a se envolver mais na rotina escolar das crianças, colocando a aprendizagem como eixo central da vida das crianças.

Estes resultados potencializam a força das escolas públicas como espaço de formação de qualidade. Educação é um direito de todos. O município de Viamão está comprometido com a aprendizagem, garantindo o progresso escolar e promovendo a autonomia de nossas crianças.

Pacto Viamão pela Educação.

Aqui em Viamão, a Educação é um compromisso de todos.

© Copyright Instar - 2006-2020.